Se procurarmos o significado de felicidade no dicionário, encontraremos uma emoção com alegria e bem estar. Você já pensou o que é felicidade para você?

Vamos entender melhor o que pode ser “felicidade”?

Podemos compreender a felicidade vem duas condições diferentes: uma externa e outra interna. A felicidade externa leva a pessoa a buscar para além de si mesmo, com a expectativa de encontrar conquistas externas a sua pessoa.  Já a felicidade interna, é baseada no amor próprio, compaixão e auto-estima.

A felicidade externa se dá no aumento dos bens e a diminuição dos maus momentos da vida. Sabe aquele celular que quando novo, era motivo de alegria, e com o passar dos meses tornou-se sem graça?  Ou então, aquela almejada promoção no trabalho, que com o passar do tempo, também perde seu valor bem estar. O salário já não é mais sufuciente.

O crescimento da busca pela felicidade externa tem acontecido por consequências de estarmos em um momento materialista, que faz com que tenha crescido o sentimento de individualismo ao redor do mundo. Por ser uma felicidade passageira, sempre precisaremos de mais.

Por isso, sua busca incessante é capaz de produzir muito sofrimento interno.

A felicidade interna vê o próprio individuo como fonte da felicidade, conferindo a ele, a tarefa de trabalhar para si mesmo de forma a conquistar uma vida feliz e não conferindo aos bens materiais ou a momentos bons ou ruins da vida. Podemos dizer que as pessoas experimentam a felicidade interna quando estão se aproximando de seus valores pessoais, sentem-se autênticas e felizes pelas pessoas que são.

Acredito que o equilíbrio entre felicidade interna e externa, é o melhor caminho para um vida mais leve, pacífica e presente. A psicoterapia é um dos meios nos encontrarmos mais vezes com a felicidade interna e promover este equilíbrio. Se você se interessou pelo assunto, fique à vontade para conversar comigo. Por mais equilíbrio e paz!

Uérika Scudeller

Uérika Scudeller

Psicóloga graduada pela Universidade do Norte do Paraná com vasta experiência em casos de ansiedade e depressão. Especialista em Neuropsicologia pela CDN - Londrina. Atua como psicoterapeuta orientada pela Abordagem Centrada na Pessoa. Realiza atendimento clínico de adultos.
Uérika Scudeller

Últimos posts por Uérika Scudeller (exibir todos)