Quando você está vivenciando as situações cotidianas, seja em sua vida pessoal ou profissional, alguma vez você já se perguntou: “Por que estou fazendo isso?” ou “O que pode ter me levado agir com essa impulsividade?” Se a resposta foi negativa, talvez seja a hora de pensar a respeito. Do contrário, quando você menos espera, as consequências negativas ficam cada vez mais evidentes.

O primeiro passo em busca da sua transformação interior é exatamente aprimorar este nível de auto percepção. Refletindo mais profundamente para viabilizarmos novas estratégias de pensar, sentir e agir, partimos do princípio de que agir de forma impulsiva, quando muito constante em sua vida, pode estar lhe angustiando. 

Pode-se fazer duas básicas e importantes escolhas: assumir o controle da nossa mente ou deixar que nossa mente nos controle. Compreender este mecanismo extremamente natural que ocorre em nossa mente possibilita perceber com clareza o quanto é essencial cuidar e conduzir melhor nossos pensamentos, emoções e comportamentos.

Muitas atitudes impulsivas são reflexo de uma mente inflexível ou mesmo rigidamente condicionada. O ato de refletir sobre as causas destes impulsos pode levar você a inúmeras conclusões e insights valiosíssimos. Muitas vezes, somente um profissional pode lhe conduzir a eles, porque este processo, quando vivido sozinho (a), se torna muito árduo e demorado – ou por não ter o autoconhecimento suficiente ou por estar deixando-se levar involuntariamente.

Sempre que você estiver diante de algumas situações sobre as quais tenha clareza que poderá agir impulsivamente, tente olhar com amorosidade para dentro de si e notar quais estão sendo seus pensamentos ou até mesmo julgamentos e sensações. Tenha este compromisso com você mesmo diariamente e se transporte para o momento presente e o aceite, aprimorando novas formas de conduzir sua mente. Faça este exercício de auto reflexão e sentirá os benefícios e até mesmo mudanças de comportamentos quando for vivenciar novamente alguma situação parecida.

Muitas vezes ações impulsivas causam inúmeros prejuízos sociais, afastando pessoas queridas, amigos, cônjuges e filhos, além de desencadear problemas como o estresse e ansiedade, que podem desencadear mal estar físico ou até mesmo o surgimento de doenças do corpo. Para amenizar superficialmente estes fatos, você pode também utilizar a sua impulsividade a seu favor, praticando, por exemplo, exercícios com movimentos mais acelerados, para que possa gastar mais energia (caso você não tenha nenhum problema de saúde específico).

É sempre bom relembrar que por mais eficazes que pareçam ser estas estratégias, elas podem ser paliativas quando as causas dos comportamentos disfuncionais não estão nítidas em sua mente. Concluindo, vou utilizar a palavra evolução aqui para ressaltar o quanto é importante e,  com força de vontade, você pode conquistar inúmeros resultados e inclusive minimizar o impacto dos teus atos impulsivos ou qualquer outro tipo sofrimento psíquico.  

Seu processo de evolução interior deve ser tratado com amorosidade, entusiasmo, força de vontade e com todas as energias positivas presentes neste universo as quais você pode utilizar com afinco a seu favor. A vida é grandiosamente repleta de inúmeras possibilidades de ser. Então siga em frente para compreender-se a cada dia melhor e, assim, poder agir e obter os resultados que você almeja para si!