Você é uma pessoa ansiosa? A ansiedade é uma reação normal do ser humano. Mas, quando a sensação de ansiedade torna-se parte da rotina e a sensação deixa de ser uma emoção e passa a ser um transtorno de ansiedade generalizada que é preciso ser tratado.

O psicólogo clínico Massashi Saito, que atende por vídeo-consulta no Zenklub, explica a diferença. “É importante entender que ansiedade não é algo tão ruim. Uma pessoa pode se sentir ansiosa quando acha que existe um risco futuro, uma ameaça de algo que pode acontecer e mesmo que as sensações provocadas por essa ansiedade não sejam agradáveis, elas podem ser muito úteis. O problema é quando não se consegue controlar ansiedade e a duração das sensações provocadas por ela, bem como não ter o controle daquilo que é real”, diz.

Com a ajuda do psicólogo, listamos sete sintomas comuns nas pessoas muito ansiosas ou com algum transtorno de ansiedade:

1 – Taquicardia (coração acelerado)

2 – Dificuldade de concentração

3- Irritabilidade ou nervosismo

4 – Falta de ar

5 – Receio de perder o controle

6 – Fadiga

7 – Tensão e dores musculares

8 – Problemas de sono

9 – Enxaquecas

10 – Boca seca e hipersensibilidade de paladar

 

 

Veja o infográfico com os sintomas de ansiedade mais comuns:

Sintomas físicos e psicológicos da ansiedade

Em uma situação de crise de ansiedade, deve-se sempre procurar ajuda profissional, sendo que a terapia é um ótimo remédio para ansiedade. “Não tem receita pronta pois cada um é cada um. Cada pessoa apresentará diferentes sintomas, por diferentes motivos. Quanto antes ela procurar ajuda, melhor! Isso evitaria ela permitir que o medo tome conta da situação”, diz Saito, que completa. “Cabe aqui um esclarecimento: ter medo e ter ansiedade são coisas diferentes. A ansiedade está ligada à percepção de uma ameaça futura e o medo, à percepção de uma ameaça no presente. Assim, pode-se dizer que, quando [a pessoa está] em uma crise [de ansiedade], a ansiedade desperta o medo e pode potencializá-lo, promovendo assim o desenvolvimento de mais sintomas cada vez mais intensos.” 

Por que me sinto assim, por que cheguei a esse ponto?

​Algumas pessoas chegam ao consultório se queixando que estão com muita ansiedade e que não sabem o que fazer com isso. Já outras, simplesmente chegam dizendo que não sabem o que têm, relatam alguns sintomas, e que durante o processo terapêutico descobrimos que é essa tal de ansiedade.

O medo é uma resposta do organismo que é automática, e instintiva contra um perigo iminente. Por exemplo, se alguém é assaltado com uma arma na cabeça, é natural que exista o medo de morrer naquele momento. A ansiedade, por sua vez, é entendida como um estado mais difuso e mais permanente na qual haveria uma possível ameaça (real ou imaginada) mas que não se concretiza como a pessoa que não sai de casa (agorafobia) pela possibilidade de ser assaltada.

É preciso compreender que estar ansioso ou ser ansioso é algo muito sugestivo, e precisa ser bem analisado, pois existem inúmeras razões para que uma pessoa possa se enquadrar na ansiedade. Pode ser um momento e/ou uma fase que o paciente está vivenciando ou uma característica de sua personalidade. Mas se isso está incomodando, atrapalhando e interferindo em sua vida, em ambos os casos é possível trabalhar isso na psicoterapia.

videoconsulta com especialistas

Saiba como estão os seus níveis de ansiedade

O reconhecimento e diagnóstico de ansiedade nem sempre são simples. Se você quer saber o seu nível de ansiedade, clique no link: teste de ansiedade e faça um questionário de 7 perguntas (duração menos de 1 minuto). O teste é adaptado do teste científico Americano criado pelo Dr. Spitzer e Dr William (GAD – Generalized Anxiety Disorder 7).

Se você apresenta esses sintomas, procure um psicólogo. Somente um profissional pode te dar um diagnóstico correto. Clique no banner abaixo e agende a sua consulta online.

 

Zenklub

Zenklub

Proporcionar um estilo de vida mais saudável e permitir que as pessoas se empoderem da sua saúde emocional e bem-estar é o objetivo do Zenklub. Para além das matérias no blog, no site você pode consultar um psicólogo por vídeo-chamada de onde estiver. São mais de 80 psicólogos a um clique de distância.
Zenklub