A síndrome de burnout, também conhecida como esgotamento profissional, é um distúrbio causado pelo excesso de estresse no ambiente de trabalho.

De acordo com o ISMA Brasil (International Stress Management Association), 70% dos brasileiros sofrem com estresse e, desse total, 30% desenvolve a síndrome de burnout. Uma pesquisa realizada pelo ISMA – Brasil em nove países do mundo, o Brasil está segundo lugar em nível de estresse, perdendo apenas para o Japão.  

O termo burnout, utilizado quando a estafa se dá em ambientes profissionais, surgiu pela primeira vez em 1974 e foi criado pelo psicanalista americano Herbert Freudenberger, que descreveu a doença que observou nos colegas e em si mesmo.

Principais sintomas

A principal característica da síndrome de burnout é a tensão emocional e estresse crônicos, ocasionados por condições de trabalho desgastantes tanto do ponto de vista físico quanto emocionais e psicológicas. Muitas manifestações físicas também podem caracterizar o problema, como:

  • Dor de cabeça
  • Enxaqueca
  • Insônia
  • Cansaço
  • Pressão alta
  • Dores musculares
  • Sudorese
  • Palpitação
  • Crises de asma
  • Distúrbios gastrintestinais

Como tratar

O tratamento da síndrome de burnout pode incluir medicamentos e psicoterapia. Além disso, adotar um estilo de vida menos estafante, que inclua a prática de  atividades físicas também auxilia a evitar a doença.

“Diante da pergunta ‘como me estressar menos?’, a resposta não é exata, uma vez que o estresse – seja ele positivo ou negativo, faz parte da vida, não sendo possível selecionar livremente aquilo que vai ou não te incomodar. O questionamento que, ao meu ver, se faz produtivo seria “como me estressar com o que realmente importa ou com o que vai me fazer crescer no trabalho?”, diz o psicólogo Renisson Costa Araujo, que atende por vídeo-chamada no Zenklub.

Muitas pessoas não têm ideia de como o estresse pode sabotar a saúde e afetar negativamente suas vidas. Dados da Associação Psicológica Americana revelam que 34% dos americanos afirmam que o nível de estresse chegou a paralisá-los no último ano.

Se você está excessivamente cansado, talvez seja a hora de procurar um psicólogo. Para agendar uma consulta online, clique no banner abaixo e agende a sua sessão.

psicólogos online

Zenklub

Zenklub

Proporcionar um estilo de vida mais saudável e permitir que as pessoas se empoderem da sua saúde emocional e bem-estar é o objetivo do Zenklub. Para além das matérias no blog, no site você pode consultar um psicólogo por vídeo-chamada de onde estiver. São mais de 80 psicólogos a um clique de distância.
Zenklub