Você provavelmente já ouviu falar de um profissional chamado sexólogo e sabe que ele estuda os mais diversos comportamentos e questões sexuais. Hoje em dia, falar de sexo já não é considerado um tabu, mas você sabe por quais motivos procurar um sexólogo e de que maneiras ele pode te ajudar? Entenda melhor neste guia:

 

O QUE É UM SEXÓLOGO?

O sexólogo é o profissional da sexologia, área que aborda as mais diversas questões do comportamento sexual humano. Não é só sobre o ato sexual em si, mas sobre a sexualidade humana e tudo que a envolve, como fatores biológicos, psicológicos, sociais e culturais.

A sexologia também pode abordar temas mais abrangentes, como abusos sexuais, controle de natalidade e aborto. Geralmente, o profissional de sexologia é um médico, psicólogo ou fisioterapeuta, cada um mais qualificado para casos específicos.

 

COMO É O TRABALHO DO SEXÓLOGO?

Antes de entrar propriamente no trabalho feito pelo sexólogo, é importante explicar rapidamente sobre a Sexualidade e porque ela não é sinônimo de sexo.

Sexo X Sexualidade

Enquanto o sexo está ligado ao prazer do corpo e do ato sexual em si, a sexualidade vai além do prazer físico e abrange questões como a afetividade, a individualidade, o respeito e a comunicação.  Dessa forma, a sexualidade é a sua maneira de estar no mundo, construída social, cultural e psicologicamente.

O trabalho do sexólogo

Problemas relacionados à sexualidade podem ter causas físicas, emocionais e sociais. A vivência sexual é influenciada por muitos fatores como estresse, tristeza, insegurança, medo, religião e baixa autoestima. Essas questões podem interferir em comportamentos biológicos como dificuldade de ereção, diminuição da libido (desejo sexual), dor na penetração, ausência de orgasmos, entre outros.

Em um processo de terapia – que pode ser individual ou e casal – o psicólogo sexólogo vai te ajudar a identificar as causas emocionais do seu problema e trabalhar essas questões para que você experience sua sexualidade de uma forma mais saudável.

 

QUANDO DEVO PROCURAR UM SEXÓLOGO?

Dificuldades no ato sexual

Se você está se perguntando para que problemas específicos é indicado procurar a orientação de um psicólogo sexólogo, nós separamos dificuldades sexuais comuns que podem ter causas emocionais:

1. Desejo sexual: ausência ou excesso de libido, diferenças no desejo sexual (inadequação do casal);

2. Excitação: impotência, dificuldade de manter a ereção, problemas de lubrificação vaginal;

3. Orgasmo: ejaculação precoce, dificuldades para ejacular, dificuldade ou incapacidade em ter orgasmo;

Mais do que isso, o sexólogo pode te ajudar a identificar certas questões que podem estar limitando a sua vida sexual. É o caso de traumas, crenças, preconceitos e dúvidas sobre sua identidade e orientação sexual.

Procurando ajuda

Geralmente, as dificuldades e questões sexuais estão diretamente ligadas à autoestima das pessoas: todo mundo quer passar uma boa imagem ao parceiro e sentir o prazer ao dar prazer a alguém.

Se você percebeu alguma dificuldade sexual, não hesite em procurar ajuda de um sexólogo profissional.  Cada caso é único e o que acontece com você pode ser bem diferente do que acontece algum amigo, por exemplo.

Por isso, é importante que você consulte um profissional, mesmo que seja apenas para tirar algumas dúvidas.

Questões mais comuns trabalhadas pelo sexólogo

Conversamos com psicóloga e sexóloga do Zenklub Milena Lhano que explicou alguns dos motivos mais comuns que levam as pessoas a procurar ajuda para questões de sexualidade:

  • Falta de sexo no casamento (ou relacionamento):  Geralmente, essa dificuldade não está relacionada com a relação sexual em si, mas aparece como uma forma de sinalizar que algo não vai bem. Nesse caso, é indicada a terapia de casal para encontrar a “causa” desse problema. Podem ser questões como a perda de admiração, uma traição do passado, a falta de atenção de um dos parceiros, diferenças de expectativa, nascimento do filho e outras.
  • Homens insatisfeitos com a sua performance sexual: Com a facilidade e velocidade dos encontros hoje em dia, as pessoas têm se cobrado para sempre oferecer o máximo e o melhor de si para conquistar o outro e passar uma boa impressão. Na terapia individual, podem ser trabalhadas questões como autoestima, preocupação com a imagem, cobrança e outras características pessoais.
  • Mulheres com falta de desejo: Em todas as questões sexuais, deve-se, primeiro, investigar as causas físicas do problema. No caso do desejo feminino, excluindo-se a opção de ser um problema físico ou hormonal, a terapia pode ajudar na autoestima, na relação da mulher com o sexo, seu estado emocional e outras questões emocionais.
  • Preocupação com a quantidade e qualidade das relações: Essa questão é apresentada, normalmente, por casais. Nesses casos, a terapia com o sexólogo ajuda cada casal a encontrar o seu próprio ritmo e nível de satisfação, sem se comparar com outros ou ficar a expectativas irreais.

Conseguiu sanar suas dúvidas sobre o trabalho e a importância do sexólogo? É um trabalho importante, não acha?

No Zenklub, temos vários especialistas em sexualidade, como a psicóloga Milena Lhano. Todas as sessões são pode vídeoconsulta, então você pode fazer do conforto de casa com mais privacidade.

Caso você esteja passando por alguma dificuldade sexual e queira conversar com um profissional, venha conhecer nossos especialistas!

Zenklub

Zenklub

Proporcionar um estilo de vida mais saudável e permitir que as pessoas se empoderem da sua saúde emocional e bem-estar é o objetivo do Zenklub. Para além das matérias no blog, no site você pode consultar um psicólogo por vídeo-chamada de onde estiver. São mais de 80 psicólogos a um clique de distância.
Zenklub