Em uma rotina agitada, cheia de desafios, estresse, horas intensas de trabalho e trânsito pode ser difícil se considerar alguém feliz. Porém, quando conseguimos encontrar uma maneira de encaixar esse sentimento no nosso cotidiano estamos um passo mais próximos de sermos mais saudáveis. Portanto, coloque ser feliz ao lado e ir a academia na sua lista de atividades.

Ser feliz vai ajudar o seu sistema imunológico, fortalecer seu coração, diminuir a dor e o estresse, além de fazer você viver muito mais tempo. Mas o que é, afinal de contas, ser feliz? Apesar do conceito de felicidade ser algo abstrato e discutido por diferentes linhas filosóficas, existe um denominador comum: ser feliz é sentir-se satisfeito consigo mesmo e com as pessoas ao seu redor. O filósofo Epicuro, que viveu na Grécia em IV a.c, dizia que “o homem sereno procura serenidade para si e para os outros”.

E você? Está preparado para buscar pela felicidade e ter mais saúde? Veja os benefícios que a felicidade pode te trazer:

Benefícios da felicidade no seu dia a dia?

Como estar feliz pode influenciar a sua saúde? Alguns estudiosos afirmam que ser saudável pode influenciar a sensação de felicidade, mas o contrário também pode ocorrer, formando assim uma espécie de círculo virtuoso. Certo é que felicidade e saúde são indissociáveis. Vamos listar aqui 3 benefícios que vão te incentivar a ser feliz:

  • Seu coração vai ficar mais forte: quando estamos felizes os níveis de estresse diminuem, o que altera o nosso batimento cardíaco diminuindo a pressão arterial o que pode trazer benefícios para hipertensos. Um estudo em 2008, um estudo realizado em 76 pessoas avaliou que as pessoas felizes, mesmo as com doenças cardíacas, mostraram corações mais saudáveis quando disseram estar felizes.
  • Diminui a sensação de dor: sentir-se infeliz pode fazer você sentir mais dores. Um estudo conduzido com mulheres que tinham artrite mostrou que aquelas que tinham emoções mais positivas sentiram menos dor.
  • Torna seu sistema imunológico mais forte: você já chegou em casa depois de pegar aquela chuva e pensou: vou ficar doente? É bem possível que no dia seguinte você já esteja sentindo sintomas daquela gripe. A verdade é que pessoas mais positivas e felizes ficam menos doentes. Diversos estudos mostram, em diferentes tipos de doenças, que ser mais feliz pode ser um escudo que te protege de alguma forma.

Três dicas para ser feliz

  • Pratique exercício físico – escolha a sua atividade física favorita: dançar, correr, pedalar, etc. Qualquer prática que mantenha seu corpo ativo e saudável vai ajudar a aumentar os seus níveis de endorfina. Essa substância tão necessária faz com que tenhamos uma sensação maior de satisfação e bem-estar. Portanto, mexa-se!
  • Medite – independente do estilo escolhido, você vai perceber que meditar vai lhe proporcionar mais calma, foco, diminuir o estresse. Tudo isso vai abrir o caminho para que você se sinta ainda mais feliz. Meditar ainda ajuda no controle da ansiedade, o que é um dos passos para ser feliz.
  • Seja Grato – identificar as coisas boas que existem na nossa vida, apreciá-las de maneira profunda e verdadeira, coloca todo o resto em perspectiva e nos faz perceber as razões profundas pelas quais devemos ser felizes.

Ficou mais fácil ser feliz depois desse texto? Leia mais sobre desenvolvimento pessoal no nosso blog.