Este ano ainda não acabou mas você deve estar pensando: quais as resoluções de ano novo que você deve fazer para o ano seguinte? É sempre bom se propor novos começos e um ano novo em folha sempre nos dá a sensação de que tudo é possível. Por isso, use essa empolgação para fazer diferente no próximo ano.

Para ajudar você listamos algumas atitudes simples, mas que podem melhorar o seu ano de maneira significativa. Você tem coragem de colocar uma dessas resoluções de ano novo em prática?

1. Aprenda a meditar e fique livre do estresse

A nossa rotina não é fácil. Vidas agitadas, exigências internas e externas, trabalho, estudo, etc. Corremos tanto que a sensação é de que não temos tempo nem para respirar, não é mesmo? Mas meditar pode te ajudar a aliviar as tensões do dia a dia, pode melhor a sua saúde e te da mais foco para solucionar problemas.

No entanto, você pode estar pensando que não é o tipo de pessoas que gosta de ficar de olhos fechados apenas respirando. Porém, existem diferentes estilos de meditação: guiadas, ativas, transcendental, entre outros. E bastam cinco minutos para que você se sinta energizado e pronto para um novo dia.

Confira também 5 dicas de meditação para quem ainda não curte.

Aceita esse desafio? Conheça os benefícios da meditação.

Terapia é para quem quer se desenvolver

2. Comece a praticar exercícios físicos

Se você ainda não faz uma atividade física, este pode ser um grande desafio, mas encaixar um tempo da rotina para dedicar ao seu corpo é muito importante. É fundamental cuidar tanto do corpo quanto da mente para ser alguém completamente saudável.

Por isso, te convidamos a escolher uma atividade física que seja perfeita para você. Mas não pense em fazer algo para ter o corpo perfeito ou em uma obrigação a ser cumprida. Você gosta de dançar? Então se inspire e comece por ai. Talvez yoga ajude você a relaxar, pode aprender a fazer acrobacias ou mesmo correr no parque perto da sua casa. Qualquer atividade vale a pena.

3. Seja mais compreensivo consigo mesmo

Todos nós nos preocupamos em fazer o nosso melhor e evitamos cometer qualquer erro, não é verdade? Por isso, quando algo sai diferente dos nossos planos o resultado pode ser muito frustrante. Muitos desistem de tentar. O que esquecemos é o erro é parte importante da nossa jornada.

Um cientista faz diversos experimentos em seu laboratório até chegar a resposta certa. Dançarinos caem várias vezes enquanto tentam fazer o passo de dança perfeito. Portanto, coloque na sua lista de resoluções de ano novo: errar mais. Porque quando se erra você está no caminho que vai te levar ao acerto.

Mas se você tem problemas em lidar com a culpa quando erra, confira nosso post sobre o assunto e aprenda a lidar com esse sentimento.

4. Se coloque mais no lugar do outro

Na maior parte do dia estamos centrado em nós mesmos, no que sentimos e como devemos agir. Esse comportamento é fundamental, já que é por meio dele que podemos compreender melhor quem somos e realizar uma autoanálise. Porém, ser autocentrado o tempo todo pode não ajudar nas nossas relações.

No próximo ano, experimente se colocar no lugar das pessoas ao seu redor. Principalmente quando você está conversando ou mesmo discutindo determinado tema. Será que o ponto de vista dessa pessoa é válido? As opiniões que ela dão são importantes? Se você discordar dela, procure avaliar a situação sob a perspectiva dessa pessoa. Com certeza isso vai lhe ajudar a evitar conflitos desnecessários e a desenvolver maior compaixão pelas pessoas ao seu redor.

Quer saber mais? Confira nosso post sobre como exercitar a empatia vai te colocar em um caminho diferente.

5. Faça algo só para você

Você é o tipo de pessoa que acorda pela manhã, sai correndo para o trabalho, ajuda todos mas chega no fim dia se perguntando o que fez? Pare por um minuto e pense: existe algo que você gostaria de fazer só para você?

Não pense no trabalho ou em um programa com seu parceiro. Existe algo que você queira fazer sozinho? Ir ao cinema, fazer um tratamento de beleza, caminhar, ouvir música? Não precisa ser algo produtivo. Ter alguns minutos pelo menos um dia da semana para realizar um atividade que lhe faça bem vai lhe dar ainda mais energia durante todo o ano.

Você precisa de uma ajudinha pra organizar as ideias e decidir quais são seus próximos passos no ano novo? O Zenklub é a maior rede vídeo-consultas com especialistas em bem-estar emocional, onde você tem acesso a mais de 100 especialistas a qualquer hora, de qualquer lugar pra te ajudar com o que você precisar.

Você já fez suas resoluções de ano novo? Conte quais são elas nos comentários.