Você já ouviu falar na psicologia do esporte? Já imaginou os benefícios para o desempenho de atletas que psicólogos especializados podem trazer? Em ano de Copa do Mundo, não podemos esquecer que muitos atletas do futebol encaram a pressão de defender a camisa de seus países e esse tipo de especialidade é bastante utilizado. Com a ajuda e a experiência da atleta e especialista do Zenklub, Camila Salustiano, vamos conversar hoje sobre esse tema tão pouco conhecido.

O que é a psicologia do esporte?

A psicologia do esporte apareceu nas discussões acadêmicas em 1920 e compõe o quadro de disciplinas das Ciências do Esporte. Seu objetivo é estudar o comportamento de atletas no contexto esportivo que estão inseridos, seja ele individual, em duplas ou em equipe, incluindo sua participação junto aos membros da comissão técnica, como com os treinadores.

“O psicólogo esportivo busca conhecer individualmente cada atleta, e, a partir da observação do seu comportamento naquele ambiente, antes, durante e depois da prática, há uma avaliação sobre seu desempenho e, em conjunto com o atleta, estudamos quais ferramentas e habilidades serão mais importantes para trabalharmos e assim melhorarmos o seu rendimento”, afirma Camila Salustiano.

Qual a meta do psicólogo do esporte?

“Antes de ter como objetivo a melhora no rendimento esportivo, o foco principal do psicólogo do esporte é a melhora da consciência do indivíduo sobre si mesmo. Expandir suas capacidades, habilidades e disciplina, o que vai influenciar diretamente o rendimento esportivo”, afirma Salustiano.

Ou seja, o que a Camila está nos contando é que o sucesso no esporte depende tanto da capacidade física quanto da mental, é o que conhecemos como “mind over body”, a mente controla o corpo.

“A mente desempenha um papel fundamental na vida de qualquer esportista. É o que diz Adriano Lourenço, campeão de Kung-Fu: “A concentração é responsável por 80% do sucesso no dia da competição. Já houve vezes em que o treino físico não foi tão bom, mas por eu estar muito focado, tive um bom resultado”.”, completa Salustiano.

As fases da vida do atleta e a psicologia do esporte

Dentro ou fora do campo, Camila afirma que o papel do psicólogo do esporte vai muito além e passa por diversas etapas da vida dele. Entre as técnicas utilizadas, há relaxamento, ensaios mentais e reestruturação cognitiva, por exemplo, que também pode ser útil para você, que pratica outras atividades como profissão.

Veja a lista de componentes que atuam na vida do atleta durante o acompanhamento do especialista de psicologia esportiva:

Melhorar o desempenho: aqui são utilizadas estratégias mentais, como a visualização, a autofala e técnicas de relaxamento. Essas técnicas irão ajudá-los a superar obstáculos e a atingir o seu potencial total;

Lidar com a pressão: seja a própria expectativa em si ou a que treinadores, torcedores e familiares possam passar para o atleta, o psicólogo do esporte tem papel importante na maneira que o atleta irá lidar e administrar essa sensação;

Recuperação de lesões: após uma lesão, os atletas podem precisar de ajuda para tolerar a dor, aderindo aos regimes de terapia física ou ajustando-se para serem afastados;

Manter um programa de exercícios: mesmo aqueles que querem exercitar-se regularmente podem encontrar-se incapazes de cumprir seu objetivo. Aqui entra o aumento na motivação e na superação do atleta diante dessas preocupações;

Desfrutar do esporte: mais do que uma obrigação o esporte promove uma autoestima saudável. Nessa etapa, entra também o papel do treinador e sua capacidade técnica de permitir essas sensações positivas.

Bem-estar emocional e o esporte

Em um contexto geral, a prática de atividade física requer não só um bom preparo físico, como também o autocontrole emocional como um aliado. “Corpo são e mente sã”, como já diziam nossos avós, encaixa muito bem para quem busca diariamente equilíbrio e bom desempenho em suas atividades. Se você é um atleta profissional, a psicologia do esporte poderá te ajudar a alcançar melhor os seus objetivos, controlar o estresse e a ansiedade, além de melhorar sua performance, como já bem reforçamos por aqui.

Leia mais em:

Você sofre com ansiedade e nervosismo? Os atletas olímpicos e 23% dos brasileiros também