Diagnosticado com depressão e ansiedade, o fotógrafo norte-americano Edward Honaker, de 21 anos, criou um projeto fotográfico como forma de dar visibilidade ao tema e aliviar parte de sua angústia através das lentes de sua câmera.”Comecei a ser ruim em coisas em que costumava ser bom e não sabia o porquê”, disse o fotógrafo ao jornal Huffington Post.

Foto: Edward Honaker

Um dos objetivos do projeto é mostrar às pessoas que também sofrem de depressão que elas não estão sozinhas.  “Eu penso que uma boa maneira de acabar com o estigma que há em torno das doenças mentais é estar disponível para os outros que sofrem com elas. Você nunca sabe pelo que os outros estão passando, então tudo o que você pode fazer é ser bondoso e não julgar“, declarou Honaker.

LEIA TAMBÉM

Pedir ajuda não é sinônimo de fraqueza

Saiba como tratar o transtorno de pânico

O que torna o projeto do fotógrafo único é o fato de ele conseguir expressar, em autorretratos, o medo, a confusão e o desespero causados pelas crises da doença. “Sua mente é quem você é e é assustador quando ela não funciona de forma adequada“, disse.

A Organização Mundial da Saúde declarou 2017 como o ano de combate à depressão, com campanhas amplamente divulgadas em todo o mundo.

Fotos: Edward Honaker 

Faça o teste clínico de depressão

O reconhecimento e diagnóstico de depressão nem sempre são simples. Se você quer saber se tem depressão, clique no link: questionário de depressão  e faça um questionário de 8 perguntas (duração menos de 1 minuto). O teste é adaptado do teste científico Americano criado pelo Dr. Spitzer e Dr William (PHQ – Patient Health Questionnaire).