A falta de diálogo é o principal problema de casais hoje em dia. Atualmente, muitas pessoas parecem não saber mais conversar, tudo é cobrado ou reclamado e a vontade de não querer ouvir o outro predomina. Inclusive, um dos erros mais cometidos é achar possível que o outro adivinhe o queremos sem dizermos nada.

O papel da comunicação na vida de um casal

A falta de comunicação gera brigas, falta de respeito e contribui significativamente para que o relacionamento vá ladeira abaixo. O silêncio é outro ponto de atenção: o ato de escutar sem dizer nada abre precedentes e pode indicar descaso, tédio ou indiferença.

Apesar de vivermos em tempos onde faltam horas no dia, não podemos deixar de ter uma boa conversa com quem mais gostamos. O que acontece a seguir é assuntos que vão se acumulando e ficando mal resolvidos e, aos poucos, entramos em um ciclo vicioso negativo. Quanto menos conversamos, mais distantes vamos ficando e a situação só tende a piorar se continuarmos na inércia do silêncio.

Temos sempre que nos lembrar que a partir do momento que começamos um relacionamento, estamos nos envolvendo com uma pessoa diferente de nós. E apesar de existir muita afinidade, é natural que haja ideias, valores e opiniões diferentes das nossas. Esse é um dos principais pontos que tornam o diálogo tão importante (e interessante).

Sobre o que conversar com o(a) parceiro(a)

Nos relacionar com outra pessoa significa nos adequarmos ao outro sem perder nossa individualidade, e não há melhor forma de se fazer isso do que dialogando. Com o diálogo conquistamos novos aprendizados, como saber ouvir e saber ceder. Os assuntos devem ser todos aqueles que permeiam a vida do casal, como trabalho, questões domésticas, contas ou realidade financeira. Sem esquecer do mais importante: tudo que aflige e tem acontecido de relevante na nossa vida e na do(a) seu(sua) namorado(a), do seu marido ou da sua esposa.

A base do bom diálogo é o respeito.  Não adianta conversar e ser constantemente irredutível, não adianta ser sempre o “dono da  verdade absoluta”, já que esta postura, cedo ou tarde, apenas desencadeará conflitos.

Se o principal problema de casais é a falta de diálogo, como resolver

Temos que desenvolver a capacidade de dizer tudo o que é necessário e importante, compreendendo o momento e forma correta de fazer isso. Como? Conhecendo bem o seu parceiro e a si próprio, identificando como seremos ouvidos e qual será a melhor hora de falar, por mais complexo que seja o assunto a ser abordado.

Claro que isso requer treino, mas o bom diálogo, a paciência e o respeito são os segredos de muitos relacionamentos duradouros. Parece clichê, mas a frase “case-se com alguém com quem goste de conversar” é a mais pura verdade.

E você, já passou por esta situação no seu atual relacionamento ou em um relacionamento anterior? Conte-nos como o casal se uniu para superar estes problemas nos comentários.

Ps. se você se encontra com alguns problemas no seu relacionamento, mas quer ultrapassar esta fase, um especialista em terapia de casal pode ajudá-lo. O Zenklub é a maior rede online de psicólogos do Brasil, e você pode-se consultar com o seu parceiro (parceira) por vídeo-consulta, sem terem que ir até ao consultório.

Luciana Taguti

Luciana Taguti

Profissional com 16 anos de experiência e bagagem profissional nas principais áreas de atuação do psicólogo, estando apta a compreender e auxiliar nos principais problemas de relacionamentos amorosos e familiares, questões profissionais e dilemas do trabalho, doenças crônicas e psicossomáticas
Luciana Taguti