O príncipe William apresentou, na última quarta-feira (7), dados alarmantes sobre as taxas de depressão e suicídio. “A taxa de suicídio entre homens jovens neste país é uma mancha terrível em nossa sociedade. [Isso] é o maior fator de morte entre homens com menos de 40 anos neste país”, declarou o príncipe, ressaltando que o suicídio é a maior causa de morte, à frente do câncer, armas brancas e acidentes de trânsito.

“Se um destes problemas tomasse tantas vidas haveria um clamor nacional”, ressaltou. O discurso foi realizado durante a conferência Anxiety Epidemic, da ONG The Guild of Health Writers.  O príncipe William também fez duras críticas ao silêncio da sociedade britânica em relação ao suicídio. “Isto tem que parar”, declarou.

Estatísticas sobre saúde mental

A Fundação de Saúde Mental do Reino Unido estima que entre 2% e 5% dos britânicos adultos sejam afetados pelo transtorno de ansiedade generalizado. Inclusive, mais de 30% das cirurgias gerais estão relacionadas à ansiedade, que frequentemente é diagnosticada com depressão. Estes números mostram a dimensão do problema de saúde mental que vivemos hoje. Não só no Reino Unido, mas problemas como depressão e suicídio estão a crescer a ritmos assustadores também no Brasil. Conheça as estatísticas de ansiedade, depressão e suicídio.

Iniciativas da família real

A família real tem concentrado esforços para conscientizar a população sobre a importância de se cuidar da saúde mental. Em 2016, Kate Middleton, o príncipe William e o príncipe Harry lançaram a campanha #HeadsTogether, para eliminar o estigma que cerca os problemas de saúde mental, como síndrome do pânico, ansiedade, depressão, transtorno obsessivo-compulsivo e transtornos de alimentação.

O objetivo da campanha, liderada pela Royal Foundation e por sete organizações de caridade que prestam apoio e oferecem tratamento para problemas de saúde mental, é difundir a hashtag #headstogether para incluir o assunto na rotina dos britânicos.

https://www.instagram.com/p/BQN2DN_A-4G/

Faça o teste clínico de depressão

O reconhecimento e diagnóstico de depressão nem sempre são simples. Se você quer saber se tem depressão, clique no link: questionário de depressão  e faça um questionário de 8 perguntas (duração menos de 1 minuto). O teste é adaptado do teste científico Americano criado pelo Dr. Spitzer e Dr William (PHQ – Patient Health Questionnaire).