Manter a saúde em dia é premissa para uma vida plena, e isso abrange tanto vida pessoal como ambiente de trabalho saudáveis. Para a Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OMS), o conceito de saúde vai além da mera ausência de doenças.

De acordo com a organização, só é possível ter saúde quando há bem-estar físico, mental e social e, dentre os fatores que podem colocar a saúde mental em risco estão condições de trabalho estressantes, estilo de vida não saudável, discriminação de gênero, violência e violação dos direitos humanos e exclusão social.

Diante desse conjunto de fatores, o papel das empresas é essencial no sentido de promover um ambiente de trabalho saudável para os funcionários e estimulando a manutenção da saúde mental com benefícios como plano de saúde, atendimento psicológico, convênio com academias e até atividades menos convencionais, como dias de massagem, meditação e técnicas como o mindfulness, por exemplo.

Conheça os psicólogos do Zenklub

“Há situações que podem gerar forte carga emocional, como uma desilusão amorosa, o falecimento de uma pessoa querida ou dificuldades de relacionamento na família e no trabalho, tendo cada experiência um peso para cada pessoa”, diz a psicóloga e facilitadora de mindfulness Claudia Comaru, em seu artigo “Se conhecer dá trabalho (mas vale a pena)”.

Uma das maneiras de oferecer benefícios aos funcionários ;e recorrer a projetos independentes como foco em bem-estar. Muitos deles possuem formatos exclusivos para empresas e possibilitam aos funcionários ter experiências diferentes dentro do ambiente corporativo. Essas propostas costumam tirar a cabeça do profissional das tarefas às quais ele está acostumado a executar naquele ambiente e proporciona um momento de descontração dentro da empresa.

Há, no mercado, um leque variado de projetos, que vão desde atividades como teatro e exercícios de pausa a formatos que propõem novos olhares para práticas comuns, como o consumo, por exemplo. O Zenklub, empresa que oferece atendimento psicológico online, é um desses projetos que podem ser executados em parcerias com empresas.

“Temos em cada momento da vida uma grande oportunidade de aprendizado. Cada relação, cada atividade diária pode ser vivida em toda a sua intensidade, tecendo os significados da nossa existência”, afirma Claudia Comaru. Com jornadas de trabalho que costumam variar entre oito e nove horas diárias, as empresas, sem dúvida, devem considerar proporcionar experiências para além das profissionais aos seus empregados.

Do Zenklub