As mídias estão recheadas de novos programas sobre essa modalidade de pai: o pai solteiro. O programa da Discovery Home & Heath, “Pai solteiro Procura”, mostra a realidade de jovens pais à procura de um novo amor, seus conflitos e dúvidas, mostrando essa nova realidade do papel de pai. Antes o pai solteiro era, em sua maioria, viúvo; Hoje, com uma legislação que favorece muitos pais, é possível encontrar uma quantidade grande de pais separados que possuem a guarda de seus filhos.

pai solteiro procura

Esse novo cenário social causa inúmeras angústias e dúvidas nos homens, a começar com dificuldades em estabelecer um novo relacionamento por ressentimentos deixados na relação anterior e também o despreparo em conquistar uma nova pessoa. Muitos homens sentem-se enferrujados e desmotivados para começarem de novo essa empreitada da busca de uma nova parceira.

E claro, uma das principais dificuldades enfrentadas por esses pais solteiros é a preocupação com o bem estar dos filhos e como um novo relacionamento pode afetar os filhos.

É importante ressaltar que independente do homem ser viúvo ou separado, os filhos passaram por uma perda e a maneira como essa perda foi trabalhada é muito importante para o desenvolvimento de uma criança ou adolescente. Esse desfecho irá influenciar diretamente na maneira como a criança irá reagir a perdas e frustrações futuras e até a aceitação da nova parceira de seu pai.

Apresentar nova parceira aos filhos deve ser feito com cautela

Seria prudente que o pai solteiro tome a precaução de somente apresentar uma nova parceira aos filhos quando tiver certeza de que se trata de um relacionamento mais duradouro, evitando assim perdas desnecessárias à criança e proporcionando ao menos segurança para que ele estabeleça e mantenha um vinculo saudável com esta mulher.

Não forçar a situação, apresentar a nova pessoa aos poucos e ir percebendo as reações da criança, que podem variar muito dependendo da idade e do sexo desta criança e também do vinculo já estabelecido tanto seu o pai como coma mãe. Por exemplo, as meninas podem apresentar uma maior dificuldade de aceitação por ciúmes ou por acharem que deveriam ser a única figura feminina presente na vida do pai. É importante esclarecer para criança que esta nova pessoa não irá substituir a mãe, respeitar o tempo da criança para assimilar essa nova situação.

Conversar com os filhos é sempre a melhor solução

Ser transparente com os filhos é outro fator crucial para o desenvolvimento emocional do menor, pois a criança tem seus primeiros modelos de relacionamentos afetivos dentro de casa. Conversar sempre a respeito para saber o que a criança pensa, sente e como esta lidando com esse novo status de relacionamento.

Não se iludam: a criança por menor que seja, tem ampla percepção do mundo que a cerca e manifesta suas aflições simbolicamente através de comportamentos inoportunos, doenças, acidentes e atrasos na aprendizagem. Esses comportamentos inadequados traduzem que seu filho não esta lidando bem com a situação.

 

E para finalizar, fica o recado aos pais solteiros: você não precisa ter que dar conta das dificuldades que o cercam. Ao perceber que está com dificuldades em estabelecer um novo relacionamento, ou que está sendo difícil seu filho aceitar essa nova figura feminina na vida familiar, procure ajuda de um profissional. A psicoterapia irá ajudar de forma efetiva e eficaz tanto a você como a seus filhos no enfrentamento e superação de suas dificuldades.

Rosângela Corrêa

Rosângela Corrêa

Grande experiência no atendimento de: Ansiedade, Síndrome do Pânico, Depressão, Problemas de relacionamento, Inseguranças e dúvidas em relação a sexualidade. Auto conhecimento. Atuo há mais de 20 anos em clínica, escrevo artigos para jornais e revistas e algumas participações para a TV
Rosângela Corrêa