Você já se pegou perdido em meio aos próprios pensamentos enquanto deveria estar prestando atenção no desabafo de um amigo? Ou teve dificuldade de concentrar para ler um livro? É difícil manter-se atento com tantas estímulos e afazeres. Sair da própria mente e viver o momento presente é a proposta da meditação mindfulness. Uma prática simples que vem ganhando cada vez mais adeptos.

Em sua essência, a meditação mindfulness ou atenção plena, é a prática de se estar no momento presente da maneira mais consciente possível. Isso significa estar atento a cada movimento, situação, respiração. Ao longo do tempo usando o método é possível aumentar o poder de foco, concentração, alivia o estresse, nos tornarmos mais empáticos, etc.

A técnica basicamente consiste em estar atento ao que seu corpo está fazendo e desativar o nosso piloto automático. O mais comum é meditar usando a respiração como centro buscando tirar o foco dos pensamentos que fazem com que você perca a atenção. A maioria das técnicas usadas vão trabalhar a disciplina de se manter no aqui e agora.

A meditação mindfulness tornou-se muito popular entre grandes empresas de tecnologia do Vale do Silício, nos EUA, devido a comprovação da eficácia do aumento da criatividade e inteligência emocional. Já no Reino Unido, a prática meditativa está no sistema público de saúde desde 2009.

Onde a meditação mindfulness começou

Com uma ligação direta com o budismo, a prática foi popularizada nos anos 1970 por Dr. Jon Kabat-Zinn, cientista biomédico. Após assistir a uma palestra de um missionário Zen Budista, o então doutorando despertou seu interesse pela meditação e acabou se tornando um estudioso na área, adaptando os ensinamentos budistas e criando uma clínica de redução de estresse na Universidade de Massachusetts. Ele desenvolveu o método chamado  Mindfulness-Based Stress Reduction (MBSR).

Por que vai te beneficiar?

Os benefícios da mindfulness são diversos. Como a meditação tem como principal objetivo estar presente, foco e concentração podem crescer consideravelmente com a prática diária. A tendência é que você se torne uma pessoa mais empática,  compreensiva, o ruído mental diminua e o estresse também.

Listamos aqui 5 benefícios que você ganhará praticando mindfulness:

1 – Você terá uma ferramenta para usar em momentos de estresse

Mindfulness é uma ferramenta que você pode usar em qualquer lugar e quando você se sente sobrecarregado, estressado, ansioso, com medo ou com raiva. Basta se concentrar e voltar seus pensamentos para o momento presente. Com o tempo de prática você conseguirá ver mais claramente as situações e mudará rapidamente o seu padrão mental.

2 – Aprender a apreciar mais o momento presente

Cada dia é único, mesmo que as atividades pareçam as mesmas. Nada é igual e essa percepção vai transformar a sua maneira de ver a vida e lidar com as situações. Exercitando a atenção plena, é possível perceber que todo momento é uma oportunidade para fazer diferente e não ficar estagnado.

Ao perceber que todos os dias são novas oportunidades para conquistar o que se deseja, fazer as pazes com alguém que nos magoou, etc. A existência é uma só e não há razão para perder um só minuto repetindo as mesmas atitudes.

3- Você vai identificar padrões

Quando se pratica mindfulness a tendência é que você comece a perceber tudo com muito mais clareza. Significa que a partir do momento que a sua percepção sobre a realidade se amplia, você passa a perceber de maneira mais objetiva cada uma de suas atitudes, conseguindo identificar padrões de comportamentos ruins, maus hábitos, tendências com determinadas pessoas, por exemplo.

Quando se percebe esses padrões e lida-se com eles de maneira hábil, toda a sua percepção de mundo se modifica. Se percebe que muitos problemas considerados sem solução teriam uma saída mais simples se você estivesse mais atento.

4 – Descobrir que são apenas pensamentos

Pode ser muito libertador perceber que todos os enredos criados dentro da mente são apenas pensamentos, que não são necessariamente uma verdade. Frases negativas, desastres, rejeições, tudo que se passa dentro daquele espaço não é a realidade.

Por exemplo, você está preocupado porque seu chefe lhe chamou para uma reunião e logo imagina que será demitido, quando na verdade poderia significar um aumento ou mudança de cargo. A meditação permite que você identifique essas ideias e as deixe passar, sem ficar impactado ou emocionalmente vulnerável por causa disso. Não é um alívio?

5 – Você se torna compassivo

A medida que nos tornarmos mais conscientes do momento presente. Com a atenção voltada para o agora, mais entendemos o outro com todas as suas experiências, limitações, dores e alegrias. A empatia pelo outro nos transforma em pessoas mais pacientes e dispostas a ajudar no que for preciso.

Como praticar a atenção plena

1 – Encontre um lugar para sentar-se onde possa estar calmo e quieto;

2 – Defina um limite de tempo. Se você está apenas começando, pode ajudar a escolher um curto período de tempo, como 5 ou 10 minutos.

3 – Observe seu corpo. Você pode sentar-se em uma cadeira com os pés no chão ou ficar com as pernas cruzadas, na postura de lótus. Não existe posição errada, apenas certifique-se de que você está estável e pode ficar assim por um tempo.

4 – Sinta a respiração. Siga a sensação de sua respiração e fique atento a inspiração e expiração.

5 – Perceba o quanto sua mente vagou. Inevitavelmente, sua atenção sairá da respiração e seu pensamento irá para outros lugares. Quando perceber isso simplesmente volte sua atenção para a respiração.

Seja gentil com a sua mente errante. Não julgue o conteúdo dos pensamentos em que se encontra perdido. Apenas volte.

Você pratica algum estilo de meditação? Tem interesse em fazer Mindfulness? No Zenklub existem profissionais que podem te ajudar a entender mais sobre a Mindfulness.

Zenklub

Zenklub

Proporcionar um estilo de vida mais saudável e permitir que as pessoas se empoderem da sua saúde emocional e bem-estar é o objetivo do Zenklub. Para além das matérias no blog, no site você pode consultar um psicólogo por vídeo-chamada de onde estiver. São mais de 80 psicólogos a um clique de distância.
Zenklub