Decidir morar longe pode ser uma grande aventura. Além disso, é uma jornada que vai ajudar no desenvolvimento pessoal e profissional. No entanto, mesmo com todos os aspectos positivos, existem momentos que podem te deixar pra baixo. Por exemplo, passar datas importantes como o natal longe da família pode nos fazer sentir saudades, ficar mais sensíveis e tristes.

Se sentir triste é normal, mas é há algumas coisas que você pode fazer para amenizar esse sentimento e não se deixar a abater. Afinal, você pode se divertir mesmo longe das pessoas que você ama.

Busque alternativas para comemorar o natal longe da família

Seja em um outro estado do Brasil ou outro país, sempre há muitas possibilidade de coisas pra fazer nessa época do ano. Além disso, busque entender as tradições natalinas que são importantes na sua nova casa, procure coisas diferentes pra fazer e saiba o que está acontecendo na cidade.

Afaste pensamentos que tenha relação com a ausência da família e pessoas queridas. Por isso, focar no que está acontecendo no presente é uma boa alternativa, use técnicas de meditação como aliadas nesse processo.

Além disso, em alguns lugares do mundo, existem retiros nessa época do ano, talvez na sua cidade exista um show ou um evento que acontecem no dia de natal. Veja as programações e aproveite para sair de casa e se divertir.

Procure encontrar pessoas que estão na mesma situação

Muitas pessoas moram em outros estados ou até mesmo mesmo diferentes países e passam o natal longe da família. Então, vá atrás de outras pessoas que vivem nessa mesma situação próximo de você e passe o feriado com eles. Ou seja, dividir esse momento com quem também está distante da família pode fazer com que você se sinta menos sozinho.

Além disso, para quem mora fora é comum se reunir e comemorarem o Natal do jeito que fariam no Brasil. Todas as comidas e tradições brasileiras, junto com gente que fala a mesma língua ajuda a aquecer o coração, não é mesmo?

Use a tecnologia ao seu favor

Hoje temos muitas opções para manter contato com parentes e amigos que estão longe. Por isso, use esses aplicativos para matar  saudade das pessoas que você ama. Faça vídeo-chamadas, ligue ou mande mensagens do whatsapp.

Hoje em dia, é possível até mesmo fazer amigo secreto à distância. Isso vai fazer você se sentir mais perto das festividades e, consequentemente, menos sozinho.

Você encontrará seu jeito de celebrar o Natal, mesmo longe da família

Veja esse acontecimento como uma oportunidade. Como você acha que deveria ser o Natal? Talvez você prefira viajar ou não fazer qualquer comemoração. Estar distante das obrigações e todo o estresse de final de ano vai fazer com que você descubra qual é a sua maneira de celebrar esse dia.

Morar longe pode ser o momento exato para mudar tudo que você não gosta sobre esse período do ano. Se desafie e viva essa época exatamente como você acha de deve.

Se achar que está muito sozinho e presa conversar com alguém não pense duas vezes e procure ajuda. O Zenklub é a maior rede vídeo-consultas com especialistas em bem-estar emocional. Aqui você tem acesso a mais de 100 especialistas a qualquer hora, de qualquer lugar.