Ultrapassar fronteiras, conhecer outras culturas e países. Decidir viver no exterior pode ser uma grande aventura, uma jornada que vai ajudar no desenvolvimento pessoal e profissional. Porém, mesmo com toda a transformação positiva que vem dessa decisão, existem situações que podem fazer você refletir se foi a opção certa. Passar datas importantes, como o Natal, longe da família pode nos fazer sentir saudades, ficar mais sensíveis e tristes.

Ter esses sentimentos é comum. Muitas imigrantes sente o mesmo vivendo em outros países. Quando isso acontece é preciso se armar de estratégias para não se deixar a abater e conseguir se divertir, mesmo longe das pessoas que você ama.

Busque alternativas para comemorar o Natal

Em que país você vive? Busque as tradições natalinas que são importantes na sua nova casa. Procure entender melhor como as pessoas comemoram, tente se integrar ao que está acontecendo na cidade.

Busque afastar pensamentos que tenha relação com a ausência da família e pessoas queridas. Focar no que está acontecendo no presente é uma boa alternativa, técnicas de meditação pode ser aliadas nesse processo.

Em alguns lugares do mundo, existem retiros nessa época do ano, talvez na sua cidade exista um show ou um evento que acontecem no dia de natal. Veja as programações e aproveite para sair de casa e se divertir.

Procure encontrar pessoas que estão na mesma situação

Muitos expatriados passando o Natal distante da família. Você pode procurar brasileiros que vivem na mesma cidade e passar o feriado com eles. Dividir esse momento com quem está distante da família pode fazer com que você se sinta menos sozinho.

Além disso, é comum pessoas se reunirem e comemorarem o Natal do jeito que fariam no Brasil. Todas as comidas e tradições brasileiras, junto com gente que fala a mesma língua ajuda a aquecer o coração, não é mesmo?

Use a tecnologia ao seu favor

Hoje temos inúmeras opções para manter contato com parentes e amigos que estão longe. Use essa infinidade de aplicativos para matar  saudade das pessoas que você ama. Faça vídeo-chamadas, mande mensagens do whatsapp.

Inclusive, é possível participar das festas e amigos secretos. Claro, isso vai demandar uma certa organização devido a diferença de fuso. Isso vai fazer você se sentir mais incluído nas festividades e, consequentemente, menos sozinho.

Você encontrará seu jeito de celebrar o Natal

Veja esse acontecimento como uma oportunidade. Como você acha que deveria ser o Natal? Talvez você prefira viajar ou não fazer qualquer comemoração. Estar distante das obrigações com familiares e amigos vai fazer com que você descubra qual é a sua maneira de celebrar esse dia.

Quando repetimos as mesmas tradições repetidamente, deixamos de nos questionar sobre o que nos faria feliz naquele dia. Morar no exterior pode ser o momento exato para mudar tudo que você não gosta sobre esse período do ano. Se desafie e viva essa época exatamente como você acha de deve.

E você? Vai passar o Natal distante da sua família? Conte onde você está nos comentários.

Zenklub

Zenklub

Proporcionar um estilo de vida mais saudável e permitir que as pessoas se empoderem da sua saúde emocional e bem-estar é o objetivo do Zenklub. Para além das matérias no blog, no site você pode consultar um psicólogo por vídeo-chamada de onde estiver. São mais de 80 psicólogos a um clique de distância.
Zenklub