Em sofrimento? Reflita, persista. O primeiro passo para sua evolução é saber que você pode acreditar mais em si e que precisa de ajuda para isso, recorrendo à terapia. Porque às vezes, sozinho(a), você pode não estar conseguindo. O segundo passo será você agir em seu benefício apesar de toda a angústia ou sensação de impotência.

Em certos momentos da sua vida você pode se defrontar com situações inesperadas ou até mesmo previstas que te envolvem de tal forma a ponto de lhe deixar desanimado(a). E então, diante de um turbilhão de pensamentos e preocupações, você deixa-se levar por eles e assim em uma atitude de submissão ou passividade não consegue perceber para além do que está acontecendo contigo.

Pode parecer tudo tão claro naquele momento, sim, muito claro ou mesmo a única alternativa que você consegue encontrar! De fato, suas perspectivas consequentemente diminuem devido aos acontecimentos negativos da sua vida, você se vê então optando por desistir de lutar e seguir em frente devido, às vezes, a um trágico acontecimento ou devido ao conjunto deles.

De certa forma isso é bastante compreensivo. Digamos que certas situações imprevisíveis podem mesmo lhe afetar negativamente a ponto de te levar a inúmeras revoltas. Talvez você esteja passando por isto neste momento, sofrendo e triste. Pode ser uma forma que você encontrou para refletir: muitos choram, esbravejam, se isolam ou até mesmo tentam cometer atos de suicídio – infelizmente este é o último estágio do sofrimento.

Você precisará com carinho dar tempo ao tempo ou mesmo persistir e amar sua vida e com fé caminhar rumo à sua restauração interior. Quero transmitir, através deste texto, palavras de encorajamento para você. Enfatizo que muitas vezes para entender o sofrimento o melhor caminho a seguir, e entendê-lo profundamente. Encontrar alternativas que te elevem, para conseguir visualizar os acontecimentos passados sob outro prisma, talvez com mais aceitação e a partir daí, se comprometer realmente consigo mesmo e com seu real bem estar.

Como a ajuda profissional de uma psicoterapeuta pode lhe auxiliar diante de determinados sofrimentos?

Terapia é para quem quer se desenvolver

Sabendo que o teu ser pode estar abalado, machucado, sempre existirá a possibilidade de resgatar  aquele sentimento de esperança ou aquela vontade de ser mais feliz e poder desfrutar da vida com mais paz interior.

Você pode decidir pelo seu bem estar, e então durante a terapia suas percepções sobre si e o mundo podem se amplificar de forma mais positiva. Somos seres relacionais e precisamos uns dos outros para nos desenvolver, desta forma, escolha tratar com um profissional aquilo que te faz sofrer.

Na terapia, dentro do processo psicoterapêutico cognitivo comportamental com ênfase na abordagem da aceitação e compromisso, você precisará desta consciência para assim conseguir atingir seus objetivos. Outro ponto importante é saber que não existe uma receita, ou fórmula mágica pré estabelecida que irá solucionar todos os seus problemas, nem mesmo na terapia. Entender isto também é essencial, lhe ajudará a compreender o quanto ainda precisa ser feito, e será preciso ser dado um passinho de cada vez.

Enquanto profissionais de saúde mental, somos capacitados e utilizamos o escopo técnico cientifico da psicologia para lhe conduzir ao encontro do melhor que você pode ser. Caso você ainda não tenha feito psicoterapia, sugiro: se dê  esta oportunidade e faça terapia online. Seus sofrimentos podem estar dominando sua mente agora, mas tenho certeza que você com ajuda profissional de qualidade poderá dominar e equilibra sua mente com mais autonomia, carinho, paz e leveza. Então reflita e persista, acredito em você!

Sobre a autora
Atende por vídeo-chamada no Zenklub. Psicóloga clínica entusiasmada pelo viver, com foco no teu desenvolvimento pessoal e a restruturação cognitiva. Formada desde 2010, psicoterapeuta Cognitivo Comportamental com ênfase na Terapia de Aceitação e Compromisso.