Você já pensou em mudar de vida? Mudar de casa, cidade, país e reescrever a sua história de alguma forma? Morar fora do país é um grande desafio que pode trazer à tona diferentes tipos de sentimento. Apesar de em alguns momentos essa atitude gerar frustração, não há como negar que viver no exterior é uma experiência única.

O dado mais recente Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estima que 500 mil brasileiros viviam fora do país em 2010. Porém, existe uma probabilidade de esses números terem um aumento ao longo desses sete anos. Porém, estatísticas nunca contam o que realmente importa. Será mesmo que viver no exterior vale a pena?

Reunimos aqui três motivos pelos quais você deveria viver fora do país pelo menos uma vez na vida:

Viver fora do país vai fazer você se conhecer melhor

Quando você decide sair do seu país você entra em uma jornada de autoconhecimento. Talvez você vá viver sozinho e isso vai lhe dar tempo para compreender melhor suas preferências. Terá que encontrar novos amigos, se confrontar com hábitos diferentes dos quais estava acostumado.

Todas essas experiências vão moldar quem você é e vão aumentar a sua compreensão sobre si mesmo. Sair de um território conhecido e explorar um novo espaço pode trazer descobertas, insights sobre atitudes e comportamentos que você não compreendia antes.

Você irá aprimorar seus gostos e preferências

Viver fora do país lhe dará a oportunidade de ver coisas novas. Provar novas comidas, conhecer novos tipos de arte, etc. Compreender a cultura de um povo diferente do seu, amplia e pode, porque não, mudar a sua compreensão do que é belo e da maneira com que você interage com o mundo.

Por exemplo, boa parte dos brasileiros não têm a pontualidade como algo rígido, em geral existe uma flexibilidade nos horários. Imagine que você se mudou para um lugar onde a pontualidade é obrigatória. Você vai precisar se adaptar. Essa escolha por se abrir a mudança traz muitos benefícios como resiliência, compreensão maior da realidade, entre outros.

Viver no exterior vai trazer benefícios para sua carreira

Viver no exterior pode lhe dar uma vantagem competitiva em um mercado de trabalho difícil. Experiências internacionais, mesmo que por um curto período são vistas como vantagens pelos recrutadores. Por isso, citar vivência em outros países é sempre algo que acrescenta ao seu currículo.

Uma das vantagens mais comuns da experiência no exterior é praticar uma língua diferente da sua. Se você teve a oportunidade de viver em um país onde conseguiu praticar a língua inglesa, por exemplo, um empregador vai perceber nessa experiência que você possui não só o domínio do idioma, mas também um conhecimento sobre a cultura e os hábitos daquele país.

Além de aprender outros idiomas, participar de um intercâmbio aumenta a sua capacidade de adaptação, resiliência e faz de você alguém pronto para estabelecer contato com novas culturas. Todas essas habilidades são essenciais em qualquer empresa, mas se você quer trabalhar com multinacionais isso é uma exigência.

Você pretende morar fora do país? Veja o nosso post de 10 dicas para aproveitar a sua experiência fora do país.

Zenklub

Zenklub

Proporcionar um estilo de vida mais saudável e permitir que as pessoas se empoderem da sua saúde emocional e bem-estar é o objetivo do Zenklub. Para além das matérias no blog, no site você pode consultar um psicólogo por vídeo-chamada de onde estiver. São mais de 80 psicólogos a um clique de distância.
Zenklub