A cena é clássica e se repete em todo tipo de empresa: chega sexta-feira, fim de expediente e logo a turma do happy hour convoca a todos para um rodada no bar mais próximo, para desestressar. Você, como gestor ou dono da empresa, se sente um pouco dividido entre incentivar a prática – e até participar – ou entender aquele momento apenas como distração ou perda de tempo.

Em entrevista à revista Exame, o diretor geral da consultoria 4hunter, Carlos Felicissimo, defende que o happy hour até pode parecer perda de tempo ou apenas um momento de lazer, mas não é. Para o consultor, o happy hour tem muito valor porque possibilita a construção de relações, além de ser uma oportunidade de networking, de melhorar sua relação com a equipe e, ainda, relaxar um pouco.

Abaixo, cinco motivos práticos para incentivar o Happy Hour

1 – Desenvolva habilidades: para quem é gestor, o happy hour pode ser uma boa possibilidade de desenvolver habilidades e criar vínculos com colaboradores, num ambiente menos corporativo. Essa é uma tarefa que vai além da capacidade de gestão, mas muito importante em lideranças de sucesso. Desenvolver um colaborador significa fazê-lo entender que nem tudo se resume às habilidades técnicas que ele possui e a descontração do happy hour pode ser ideal para isso. 

2 – Descubra fatos surpreendentes sobre seus colaboradores: em empresas mais verticalizadas não há espaço para conversas pessoais, o que dificulta conhecer mais sobre quem são as pessoas que trabalham com você. É no happy hour que você fica sabendo o projeto paralelo incrível de um colega, ou uma habilidade que você nem sabia que um colaborador possuía;

3 – De volta ao escritório, o rendimento será maior: se o happy hour é instituído, a chance das conversas paralelas serem menores e o foco no trabalho ser maior aumenta. Além disso, a confiança e a cumplicidade facilitam negociações e criam um clima geral de colaboração.

4 – Faça networking: além de aprofundar sua relação com colaboradores e colegas diretos, o happy hour também permite que você amplie seus contatos de forma geral, incluindo pessoas de outros departamentos ou até empresas. Como qualquer outro encontro casual, estabelece vínculos subjetivos que podem beneficiar a sua carreira a longo prazo.

5 – Aproveite para relaxar: depois de um dia ou de uma semana estressante e produtiva, algumas horas de relaxamento, boas risadas e descontração farão com que você inicie o final de semana menos cansado e mais disposto a descansar se divertir. Não é nada produtivo e saudável acordar no sábado de manhã com a cabeça na última reunião. O happy hour pode ajudar também nessa transição entre trabalho e horas e lazer.

Zenklub e saúde mental na sua empresa

O Zenklub é uma plataforma online que disponibiliza psicólogos para atendimento online por videochamada. Mais do que a praticidade do apoio tecnológico, o Zenklub possibilita a escolha do psicólogo pela linha de atuação e pelas áreas nas quais ele tem mais experiência: mindfulness, depressão, pânico, estresse, ansiedade, fobias etc.

Para promover qualidade de vida entre seus colaboradores, é fundamental incentivar tanto saúde física como mental. As empresas já adotam benefícios corporativos que contribuem para a saúde física, como convênio com hospitais e academias. Agora, está na hora de dar o próximo passo com Zenklub. Vem conhecer mais sobre o serviço; temos o plano certo para sua empresa.