As amizades são laços fundamentais na construção de qualquer pessoa, independente de gênero. Porém, ao longo das diferentes fases de crescimento as mulheres são muitas vezes estimuladas a competirem ao invés buscarem pelo apoio umas das outras. Portanto esta é mensagem para uma amiga: descubra a importância de ter mulheres que lhe  inspirem e apoiem ao seu lado.

A ideia não é incentivar que mulheres tenham apenas amizade entre si. Quanto mais diverso forem seus amigos melhor, mas é fundamental ter com quem se identificar. É muito comum ouvir de algumas meninas que elas têm preferência pelas amizades masculinas, por acreditar que eles são amigos mais fiéis. Essa afirmação pode ser fruto uma construção cultural ou mesmo parte de um trauma.  

Ao receber o troféu de Mulher do Ano no prêmio Bilboard Women, em 2016, Madonna disse que as mulheres precisam aprender apreciar o próprio valor e o de outras. Incentivou as presentes a buscarem por referências femininas fortes não apenas como inspiração, mas para andar lado a lado. E ela está certa, criar laços com seus iguais gera uma sensação maior de pertencimento e uma compreensão maior de si mesma.

Elas vão compreender o que você está vivendo

Nutrir amizades com outras mulheres lhe dará a oportunidade de compartilhar dúvidas sobre o que está acontecendo na vida em diferentes fases. Na adolescência, com todas as mudanças que esse momento da vida proporciona, ter uma amiga vai lhe ajudar a passar pelo momentos de dúvida e descobertas. A primeira menstruação, beijo, escolhas de vida e sonhos são algumas das experiência que você poderá compartilhar.

Ao longo da vida existem outros momentos que o acolhimento das amizades femininas pode ser importante. Na gravidez, na menopausa, na criação dos filhos, nas escolhas de carreira, nas mudança bruscas que a vida pode oferecer.

Podem ser sua fonte de inspiração

No mesmo discurso de premiação da Bilboard, Madonna também falou que gostaria de ter mais mulheres nas quais se inspirar quando era mais jovem. Mais uma vez ela acertou. É fundamental ter modelos para admirar, pessoas que tragam em si qualidades que nos fazem desejar ser a melhor versão de nós mesmos.

Ao seu redor existem mulheres que você admira? Ter alguém inspirador entre os seus pares dá uma perspectiva mais positiva, faz com que você acredite que seja possível alcançar os objetivos. Por isso é fundamental estar rodeada de mulheres que possuem qualidades que você gostaria de ter.

Você tem uma amiga que te inspira? Compartilhe esse texto com ela.