É muito comum ver as pessoas abrirem mão de sua individualidade quando entram em um relacionamento e, geralmente, isso se dá como forma de agradar o outro. Mas, precisamos dizer que manter a individualidade no relacionamento é extremamente importante.

Para que exista uma relação saudável, antes de qualquer coisa, é preciso que o casal aprenda a se diferenciar como pessoas. Mesmo que o amor seja a peça principal em um relacionamento, cada um é de um jeito e cada um pode ter expectativas e percepções diferentes diante de uma mesma situação.

Por isso, saber respeitar o outro e manter a individualidade no relacionamento é fundamental. Abaixo separamos alguns tópicos que irão esclarecer melhor a importância desse processo em um relacionamento e como mantê-lo.

O que é a individualidade em um relacionamento?

Respeitar a individualidade do outro é sinal de respeito e consideração, afinal, na construção de um relacionamento existem adaptações que precisam ser realizadas para que tudo flua com mais leveza e harmonia.

Ou seja, são acordos necessários para se ter uma boa convivência, mas, é preciso muito cuidado para que esses acordos não se tornem imposições. Em um relacionamento, impor que o outro pense ou aja como nós irá gerar conflitos constantes, tornando algo que seria leve em um fardo a ser carregado.

Manter a individualidade na relação é de suma importância para ambos, afinal, todos possuem suas necessidades próprias. Por isso, é preciso que cada um preserve sua identidade pessoal, além de ser importante que cada um possua seu espaço e tempo para se dedicar a fazer aquilo que gosta.

A consciência sobre a individualidade nasce quando ambos entendem que cada um possui uma vida além do relacionamento, mas aceita e compreende a importância de um na vida do outro.

Portanto, a individualidade em um relacionamento é saber e respeitar que o outro precisa de um espaço e um momento para si, mas sempre com consciência e respeitando a existência e a importância que o outro possui em sua vida.

A importância da liberdade no relacionamento 

O que os psicólogos dizem é que o amor é livre e exige liberdade, quem ama precisa ceder, dar espaço para que o outro tenha sua própria vida, é ter em mente que um não é dono do outro. Dar ao outro a liberdade garante que o relacionamento prospere, afinal, isso permite que ambos cresçam.

Porém, é fundamental que o casal saiba conciliar essa liberdade com a necessidade de dividir a vida com quem ama. O amor exige dar espaço em um relacionamento, ele deve ser visto como uma oportunidade de amadurecimento.

O relacionamento dura mais, um passa a dar mais importância ao outro, o relacionamento não se torna pesado e sufocante, além de a relação se tornar mais significativa para ambos. É por esses e outros motivos que a liberdade no relacionamento é importante e precisa existir.

O que a falta de individualidade pode gerar no relacionamento

O fato é que a individualidade em um relacionamento precisa sim existir, se ambos querem que a relação prospere, seja leve e dure por longos anos. É preciso ter em mente que a falta de individualidade no relacionamento pode gerar consequências desagradáveis.

Muitas dessas consequências estão ligadas à falta de diálogo e como deixamos que essa falta de individualidade afete nosso dia a dia. Vamos conhecer 3 dessas consequências e entender como isso pode afetar o relacionamento. 

Desgaste

O desgaste no relacionamento é uma das consequências que a falta de individualidade pode gerar. Além disso, significa também que já não há mais a mesma sintonia entre o casal, e infelizmente em alguns casos também já não existe mais amor.

Porém, em outros casos esse desgaste pode ser apenas uma fase causada por diversos fatores, por isso, é muito importante que haja diálogo entre o casal, para que tudo flua e se resolva da melhor forma. 

Contudo, na prática as coisas são diferentes, uma vez que cada pessoa é de um jeito e cada um possui sua individualidade e particularidade.

Desinteresse

A falta de interesse também é um fator que prejudica de forma significativa o relacionamento. Ambos começam a se afastar, as pequenas coisas que fazem toda a diferença deixam de existir na relação, as discussões diminuem ou aumentam ao ponto que qualquer divergência, por mais insignificante que seja, se torna motivo.

Além disso, ambos passam a evitar estar na presença um do outro por muito tempo, e quando estão juntos, a infelicidade fica evidente. 

Término 

Quando as coisas já não estão conforme o esperado, a saída é terminar a relação. Porém, nem sempre esse é o caminho correto a seguir, por isso, o diálogo entre o casal precisa ser algo presente. É extremamente importante que ambos falem o que estão sentindo, compartilhe com o outro suas frustrações, decepções e opiniões.

Estar em um relacionamento onde o outro é completamente diferente de você, nem sempre é uma tarefa fácil, por isso é como mencionamos acima, a conversa precisa fazer parte dessa relação para que o término não seja a única saída.

Como lidar com a individualidade no relacionamento

Dar espaço para que o outro tenha sua individualidade, para muitos, não é uma tarefa muito fácil. Porém é necessária para manter um bom relacionamento, afinal, todos precisam de um momento consigo mesmo sem que o outro esteja ao seu lado.

Entenda que se você precisa do seu tempo para, por exemplo, ir ao salão de beleza, fazer uma massagem, caminhar ao ar livre, afinal, são coisas que te dão prazer, o outro também precisa desse mesmo tempo para fazer coisas que lhe dão prazer.

Aprender a dar espaço e também enxergar a importância de ter esse espaço sozinho está também muito ligado ao autoconhecimento e ao amor próprio

Onde existe amor, existe confiança e respeito e por isso dar espaço ao outro é necessário e faz parte do processo do relacionamento, por isso, não deixe de fazer o que gosta só porque está num relacionamento. 

Pense que existem três tempos: o tempo da pessoa parceira, o seu tempo e o tempo do casal juntos. Afinal, cada um tem espaço para se desenvolver, aprender e crescer.

Um aliado muito importante para ajudar a lidar com essa individualidade do outro é o diálogo, conversem entre si, exponha sua opinião, seu ponto de vista e também suas inseguranças, mas é importante que você também saiba ouvir e receber o que o outro tem a dizer.

Como a terapia pode ajudar nesse processo 

Existem dois caminhos com a terapia que podem ser seguidos, a terapia individual onde o foco será você e o psicólogo irá trabalhar essa questão apenas com você. 

Ou seja, a mudança irá partir de você e tudo dependerá da forma como você irá compartilhar com o psicólogo, ouvir, processar e entender o que ele tem a te dizer. 

Mas também, existe a terapia de casal que neste caso é a mais indicada. Com ela, se tornará mais fácil a compreensão das necessidade do casal como indivíduos, a comunicação irá melhorar, as causas dos conflitos serão e se tornarão mais evidentes e visíveis.

Além disso, o vínculo emocional irá se fortalecer, a intimidade emocional e física será recuperada, entre outros benefícios que a terapia de casa trará ao relacionamento. Por isso, se achar necessário, busque ajuda de um profissional.

Nem sempre a terapia irá salvar o relacionamento, mas ela ajudará a clarear a mente de ambos principalmente enquanto a individualidade de um e de outro.

Conclusão

A individualidade no relacionamento é um grande aliado para a manutenção de relacionamentos saudáveis e duradouros. Saber que podemos e devemos viver momentos em casal, mas também dar valor aos momentos individuais é fundamental para levar a vida a dois.

No entanto, se encarar isso já gerou conflitos entre o casal ou você ainda encontra dificuldades para entender a individualidade do seu parceiro de forma leve, procurar ajuda pode ser a solução. 

Buscar ajuda profissional não deve ser vergonha e a terapia já ajudou e continua ajudando muitas pessoas. O psicólogo é um profissional capacitado que age de acordo com um código de ética visando o melhor atendimento para quem o procura.

Conheça os especialistas do Zenklub e encontre o profissional certo para você! 

COMECE AGORA.

Referências

Féres-Carneiro, T. (1998). Casamento contemporâneo: o difícil convívio da individualidade com a conjugalidade. Psicologia, Reflexão e Crítica, 11(2), 379-394.

Féres-Carneiro, T. (2001). Casamento contemporâneo: construção da identidade conjugal. Em T. Féres-Carneiro (Org.), Casamento e família: do social à clínica (pp. 67-80). Rio de Janeiro: Nau Editora.