Sabemos que ter uma boa liderança é fundamental e influencia de forma positiva no desempenho e resultados da equipe. Mas, você sabe o que é ser um líder eficaz e qual a sua importância no dia a dia de trabalho?

De forma simples e objetiva, a liderança eficaz é aquela capaz de atingir as metas estipuladas pela empresa, sejam elas em específico para aquele setor ou para a empresa de modo geral.

O fato é que, para ocupar essa posição é preciso que o profissional seja qualificado e tenha o domínio de diferentes habilidades e competências. Enfim, para que possamos entender melhor o que é ser um líder eficaz e qual a sua importância, abaixo separamos alguns tópicos que irão nos auxiliar. 

Afinal, o que é uma liderança eficaz? 

Existem diversos tipos de liderança, mas a liderança eficaz é aquela em que o líder aplica seu conhecimento e experiência para trazer resultados para a empresa. Também consegue desenvolver um bom relacionamento com seus liderados e age de forma humanizada em busca de bons resultados. 

Tudo isso acontece de acordo com as condições que a empresa oferece a ele e a realidade do mercado. Além disso, um líder eficaz é reconhecido também por dar espaço para que seus liderados apareçam, comandar o presente enquanto pensa no futuro, desenvolver equipes comprometidas.

É também a capacidade de transformar ameaças em oportunidades.

As responsabilidades de um líder 

É claro, que ser um bom líder não é uma tarefa fácil e exige muita responsabilidade. Um bom líder se enquadra a qualquer modelo de gestão, uma vez que seu foco diz respeito aos resultados que irá entregar para a empresa.

Mas, é preciso ter em mente que as responsabilidades de um líder vão muito além de entregar os resultados. Por isso, ser um bom líder não é tão simples quanto achamos e podemos imaginar. Para que possamos ter uma noção melhor, abaixo pontuamos algumas dessas responsabilidades:

  • Motivar a equipe 
  • Possuir inteligência emocional 
  • Assumir riscos 
  • Tomar decisões 
  • Apoiar a equipe 
  • Tomar decisões 
  • Ter criatividade
  • Dar e receber feedbacks 
  • Ser proativo 
  • Focar em resultados  
  • Ser democrático 

Como desenvolver a liderança? 

É importante destacar que nem todo mundo está preparado para assumir um papel de liderança. Afinal, um líder tem a responsabilidade de ajudar seus liderados a desenvolverem um bom trabalho, mantendo todos alinhados e motivados em prol de um mesmo objetivo.

Sendo assim, para desenvolver uma boa liderança em primeiro momento, é preciso identificar as competências dos profissionais. Ficar atento às equipes e como cada um desenvolve suas tarefas. Pode ser que aquele colaborador mais introspectivo, seja o mais apto a assumir o papel de liderança. 

Além disso, uma característica muito importante no desenvolvimento de uma liderança é a empatia. Um líder empático é capaz de ver a entrega dos resultados como consequência do processo realizado e compreender o esforço empregado na tarefa.

E para atingir esses resultados ele deve ser capaz de ver os pontos fortes e fracos de cada colaborador de sua equipe, para que assim, ele possa extrair o melhor de cada um e, por consequência, alcançar o retorno esperado.

Além de tudo que já mencionamos, aplicar treinamentos é muito importante, pois um líder bem treinado saberá conduzir seus liderados da melhor forma possível. Isso também

aumenta seu nível de empregabilidade, o que favorece a empresa diante do mercado.

Outras duas características que também não podemos deixar de mencionar é que para desenvolver a liderança é preciso ter a capacidade de distribuir responsabilidade e estimular a autogestão.

Quando dizemos que um líder precisa saber distribuir responsabilidades é porque é muito comum ver  que os gestores centralizam muitas funções em um único profissional, quando ele poderia distribuí-las para todos da equipe. Portanto, saber delegar e dividir responsabilidade faz parte do processo.

Já estimular a autogestão está relacionada à capacidade de ajudar o colaborador a encontrar a melhor maneira para desenvolver seu trabalho. É muito importante respeitar a forma com que cada um acredita ser o melhor para desempenhar suas tarefas.

E por fim saber trabalhar com feedback faz parte de todo o processo, e não apenas para os demais colaboradores como também para os próprios líderes.

Através dos feedbacks é possível elogiar e na mesma medida apontar aquilo que o profissional precisa melhorar. Além disso, essa conversa permite que o gestor aponte ao colaborador onde foram os erros e acertos no desenvolvimento de suas tarefas.

Tudo isso pode parecer complexo, mas são etapas necessárias para desenvolver um bom profissional de liderança nas empresas.

Como reconhecer um bom líder? 

Como mencionamos acima, um bom líder nem sempre é aquele descolado e que possui senso natural de liderança. Talvez aquele profissional mais contido e introspectivo, seja o líder que a empresa esteja buscando. 

Por isso, pode ser um desafio reconhecer um bom líder. Nesse caso, devemos focar em desenvolver e buscar determinadas habilidades de liderança.

Um bom líder é aquele que sabe se comunicar com eficiência, possui a capacidade de resolução de problemas, sabe ouvir, possui pensamentos estratégicos, sabe delegar, se importa e sabe se colocar no lugar do outro.

Além disso, assume responsabilidades e riscos, sabe respeitar o próximo, se concentra no desenvolvimento de sua equipe e acima de tudo, demonstra inteligência emocional, o que nos dias de hoje é uma característica extremamente importante para um profissional que está à frente de uma equipe.

Qual a importância deste tipo de liderança para sua empresa? 

Para a empresa, esse tipo de liderança vem para trazer melhores resultados. O fato é que, passamos a maior parte de nosso tempo dentro da empresa lidando com nossos colegas de trabalho e nossos líderes.

Ter líderes com esse perfil dentro da empresa, permite que a rotina de trabalho seja desenvolvida com mais leveza e os profissionais envolvidos sintam satisfação e prazer em desenvolver suas tarefas.

Uma empresa com bons líderes, possuem colaboradores mais satisfeitos que por consequência trazem resultados positivos e uma melhor performance. Além disso, problemas como o turnover, absenteísmo e rotatividade de colaboradores passam a ser menos presentes na rotina da empresa. 

No mais, dentro do mercado de trabalho essa empresa se torna cada vez mais bem vista e acaba sendo procurada pelos profissionais mesmo não tendo oportunidades disponíveis naquele momento.

Portanto, podemos dizer que esse tipo de liderança só vem para agregar e trazer grandes benefícios para a empresa e que ainda vão além do que mencionamos aqui. 

Ou seja, investir na liderança eficaz é uma alternativa muito eficiente para aquelas empresas que buscam bons resultados e destaque. 

Conclusão

Pensar em lideranças eficazes tem obrigado empresas e profissionais a pensar também em como líderes dividem com o RH a responsabilidade por engajar, motivar e acolher pessoas. Isso exige saber olhar para o bem-estar corporativo.

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Referências

PEREZ, Olivia Cristina; OLIVEIRA, Ana Paula Modesto. Liderança eficaz: o poder e a influência de um líder no comportamento organizacional de uma empresa. Administração de empresas em revista, v. 1, n. 10, p. 1-16, 2015.

SILVA, José Ricardo Vicente da. Liderança eficaz: o alcance do comprometimento organizacional. 2020. Tese de Doutorado. Instituto Superior de Economia e Gestão.