Se a sua trajetória é a de um profissional que por anos trabalhou em empregos formais e, à certa altura, tomou a decisão de empreender, prepare-se porque você vai ter de aprender a viver e lidar com pressão diária. Se você está entrando no mundo do empreendedorismo agora, fica a dica: mesmo fazendo tudo como manda o figurino, verdade seja dita: não vai ser simples. Seja qual for o seu caso, você vai ter que lidar com pressão que surge com essa decisão de mudança.

O desejo de empreender

Cada vez mais brasileiros querem empreender. Dados de uma pesquisa divulgada pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) mostram que duas em cada três pessoas com idade entre 25 e 35 anos quer ser o seu próprio chefe.

Ainda de acordo com o estudo, feito a partir de 5.861 entrevistas com homens e mulheres de nove cidades do mundo, incluindo Rio de Janeiro e São Paulo, os principais motivos para esse desejo são a realização de um sonho (76,4%), qualidade de vida (75,6%), altos ganhos financeiros (70%), mercado promissor (66,1%) e não ter chefe (64,5%). Ou seja, busca ser feliz no trabalho.

Desafios do empreendedor

Mais de 70% das pessoas que desejam empreender querem realizar um sonho, e abrir o próprio negócio está relacionado com ter propósito no trabalho, uma característica dos tempos atuais. Mas, assim como qualquer decisão, empreender exige equilíbrio emocional, autoconhecimento e deve ser uma escolha consciente.

“Geralmente associamos os empreendedores bem-sucedidos ao status de herói, como aquele que enfrenta a morte de seus sonhos e sobrevive a esta jornada. Porém, os empreendedores carregam consigo demônios secretos e acabam por esconder que antes de se tornar um empreendedor de sucesso houve uma importante luta (interna) para superar estes momentos de ansiedade em que tudo parece desmoronar. Isso acaba reforçado pelo fato de que até recentemente admitir e abordar estes sentimentos era um tabu ou ainda sinônimo de potencial fracasso”, escreve a psicóloga Tatiana Fingermann em artigo para o Blog do Zenklub.

A psicóloga alerta para as expectativas sobre as pessoas que empreendem “O perfil do empreendedor aparece associado à imagem de alguém com um dom de intuição especial para ver e prever as coisas, alguém com energia e força de vontade acima da média para superar as normas tradicionais e até mesmo suportar a oposição social”, conclui Tatiana.

Como lidar com pressão?

Pressão da família, dos amigos, dos colegas de profissão ou a pior delas: a sua própria. Portanto mais de 70% das pessoas que querem empreender desejam realizar um sonho. Contudo, fazer aquilo que desejamos em detrimento do que parece ser o mais convencional traz algumas implicações emocionais.

Empreender é uma decisão muito comum entre jovens adultos. Uma pesquisa feita recentemente pelo Sebrae em parceria com o Instituto Brasileiro de Qualidade de Produtividade (IBQP), quase 50% das pessoas que iniciaram um negócio em 2016 tinham entre 18 e 34 anos. Muito se fala sobre as dificuldades de ter um trabalho dessa natureza, mas pouco se explora sobre como fica a saúde emocional de quem empreende diante das dificuldades e das pressões.

Para a psicóloga Camila Salustiano, que atende por vídeoconsulta no Zenklub, é preciso ouvir os próprios desejos, mesmo que a pressão externa seja grande. “Quando nos conhecemos e nos respeitamos, não deixamos ninguém decidir nossas vidas. No final do dia o mais importante é ser feliz consigo mesmo, é estar bem no momento e, se acreditar que precisa mudar, faça as modificações necessárias”, diz.

Se você está pensando em mudar de carreira, em abrir seu próprio negócio ou fez isso recentemente, consultar um especialista que compreenda suas motivações pode ajudar a te fortalecer emocionalmente. Desenvolver sua capacidade de resiliência é chave frente a estes desafios por exemplo. A resiliência é a capacidade das pessoas responderem às frustrações diárias, em todos os níveis, e sua capacidade de recuperação emocional. Quando se empreende o dia a dia oscila muito, aquilo ânimo que sente de manhã é o oposto da emoção que corre no corpo depois de almoço por exemplo. Para equilibrar tudo isso você precisa de resiliência, foco e autoconhecimento.

Como você pode desenvolver essas habilidades?

Se quiser desenvolver a sua resiliência e explorar seu autoconhecimento, conheça um dos nossos mais de 100 especialistas selecionados para atender por vídeo-consulta no Zenklub. Temos psicólogos especializados em coaching, mindfulness, autoconhecimento e muitas outras áreas que podem fazer a diferença no seu dia a dia.