A atriz Jane Fonda concedeu uma entrevista poderosa à também atriz Brie Larson em um especial da revista The Edit para o Dia Internacional da Mulher. Jane revelou que foi estuprada e sofreu abuso infantil e falou sobre como o patriarcado tem traumatizado as mulheres.

“Eu fui estuprada, fui sexualmente abusada quando criança e eu fui demitida porque não dormi com o meu chefe”, disse. “Eu sempre pensei que era minha culpa; porque eu não tinha feito ou dito a coisa certa”.

Estrela da comédia da Netflix “Grace and Frankie”, a atriz, que tem lutado bravamente pelos direitos das mulheres ao longo de sua carreira, falou que muitas mulheres internalizam esse tipo de abuso. Jane Fonda disse ainda que o movimento feminista foi responsável pela liberação dessa mentalidade e a ajudou no processo de superação desses episódios.

“Uma das grandes coisas que o movimento feminista tem feito é nos fazer entender que estupro e abusos não são nossa culpa. Nós fomos violadas e isso não é nossa culpa”, disse a atriz veterana.

Mulheres vítimas de abuso devem procurar ajuda psicológica profissional para entender e superar o trauma causado por esses eventos. No Zenklub, há psicólogas prontas para ajudar vítimas desses abusos.