Pessoas introvertidas são popularmente conhecidas por gostarem de ler e de falar sobre sua introversão. Mas até que ponto essa autoavaliação é considerada normal e não uma característica de egocentrismo?

Há certa semelhança entre o que é conhecido como introversão e uma característica psicológica chamada de narcisismo encoberto. Você certamente conhece alguém que crê sempre estar sendo subestimado e que acha que as qualidades que possui nunca serão notadas (mas não fala sobre isso com todo mundo que conhece). Os narcisistas encobertos costumam levar as coisas para o lado pessoal e ficam ressentidos quando alguém fala com eles sobre outros problemas.

O psicólogo e professor na Wellesley College, Jonathan Cheek, elencou alguns itens em uma escala criada por ele para identificar narcisistas encobertos:

– Eu fico muito preocupado com meus interesses e, com frequência, esqueço de me preocupar com outros.

– Acho meu temperamento diferente da maioria das outras pessoas.

– Quando entro em uma sala cheia de gente eu sinto que todos os olhos estão sobre mim e fico com vergonha.

“Quem é você e por que todos estariam te olhando? Isso é acreditar que o mundo está prestando mais atenção a você do que realmente está”, afirmou Cheek à escritora Melissa Dahl para o site Science of Us, reforçando que o último item é uma fantasia narcisista.

Conheça os psicólogos do Zenklub

Em um estudo feito com 600 pessoas, Cheek identificou que narcisistas introvertidos e extrovertidos têm duas coisas em comum: são arrogantes e têm ideias fantasiosas sobre sua grandiosidade. Por outro lado, enquanto narcisistas extrovertidos podem ser bons líderes, não há muitos lados bons em se ser um narcisista introvertido.

Com a permissão do psicólogo, o Science of Us adaptou a escala de Cheek e criou um teste (em inglês), no qual é possível ter uma ideia se você é ou não um narcisista disfarçado. Independente do seu resultado, lembramos que isso é um quiz e não substitui a consulta a um psicólogo.

Do Zenklub