Quando foi a última vez que você parou e reservou uma hora de brincar com seu filho? O mundo atual nunca foi tão rápido e ansioso. Nossas mentes trabalham incessantemente fazendo planos para o futuro, procurando atingir metas e cumprir objetivos, seja no plano profissional como também no pessoal. Raros são os que conseguem parar, curtir o momento presente, relaxar um pouquinho, refletir sobre vida, se interiorizar.  

Nem mesmo as crianças são poupadas de tamanha correria da vida moderna. Com uma rotina rigorosa de horários e agendas abarrotadas de atividades a serem cumpridas. Escola, aprendizado de línguas, aula de informática, música, culinária, esporte, falta tempo para brincar.

Só que a brincadeira para a criança é uma atividade séria, fundamental para seu desenvolvimento emocional. Consequentemente, a hora de brincar com seu filho deve ser uma prioridade sua também. A criança que brinca bem, com imaginação e criatividade, dá provas de uma boa saúde mental. (Leia nossa matéria mais detalhada sobre como brincar estimula o desenvolvimento das crianças)

Reserve uma hora de brincar com seu filho e observe ele se desenvolvendo

Isso acontece porque ao brincar, a criança desloca para o externo seus medos, angústias e também repete à vontade situações prazerosas. Por exemplo, o ciúme despertado pelo nascimento de um irmão, a ansiedade diante da mudança de escola, a dor da separação dos pais, a tristeza pela morte do bichinho de estimação, podem ser expressados através da brincadeira. Além disso, é importante para desenvolver a autoestima das crianças.

Vale lembrar que a infância, período curto e precioso da vida, é o momento em que o mundo é apresentado aos mais novos. Para Marcel Rufo, grande psiquiatra infantil, a infância é uma sequência de primeiras vezes: a primeira vez que andamos, falamos, sentimos medo do lobo, vamos à escola, dormimos na casa do amigo, comemos sozinhos… Para tanto, pais e responsáveis precisam de tranquilidade, paciência e muita dedicação aos filhos. É em um ambiente familiar acolhedor que a criança adquire segurança e força para ir aos poucos conquistando o mundo.

No entanto, nosso ritmo de vida veloz não tem contribuído para que as crianças desfrutem de um relacionamento mais íntimo com os pais. Por vezes, parece que esquecemos o verdadeiro significado da palavra intimidade. 

Intimidade em um relacionamento requer:

  • Convivência.
  • Disponibilidade para ouvir as histórias que as crianças gostam de contar.
  • Sensibilidade frente aos medos próprios da primeira infância.
  • Interesse por suas conquistas.
  • Respeito e tempo para brincar.
  • Desejo de ensinar.
  • Passeios, risadas e broncas..

Dica para pais e filhos

Para finalizar, fica a sugestão: que tal desacelerar um pouquinho, tentar esquecer celulares e eletrônicos por algumas horas, para conhecer melhor seu filho? A maior herança que podemos deixar para eles é recordação de uma infância cheia de afetos. Vale a pena tentar!

Se tiver com dúvidas e quiser um aconselhamento especializado, agende uma sessão de orientação comigo ou com outro dos nossos especialistas aqui. O Zenklub é a maior rede credenciada de psicólogos online, onde você tem acesso a mais de 100 especialistas por vídeo-consulta.