Seu filho tem dislexia ou você acha que ele pode ter? Vou explicar-lhe o que é a dislexia e como seu filho pode-se desenvolver em um adulto autônomo e bem sucedido. Dislexia é uma palavra de origem estrangeira, na qual ¨dis¨ (latina), significa dificuldade e ¨lexia¨ (grega), significa dificuldade de ler palavras. É um transtorno na área da leitura, escrita e soletração, causando uma defasagem inicial, atingindo crianças de todos os níveis educacionais.

A dislexia não é uma doença, mas sim, um distúrbio. O disléxico tem falhas nas conexões cerebrais no processo de leitura e tende a ter dificuldades de diferenciar os fonemas de sílabas. (Um fonema são por exemplo as palavras “manto” e “canto” se distinguem apenas pelos fonemas “m” e “c”).

A criança disléxica não consegue reconhecer palavras que já tenha lido ou estudado. Suas ligações cerebrais não identificam palavras, por isso apresentam grande dificuldade de ler, pois cada palavra que lê aparenta ser nova.

É necessário atentar-se às dificuldades apresentadas pelas crianças por exemplo na leitura. Ela impede o aluno de ser fluente, pois faz trocas ou omissões de letras, inverte sílabas, apresenta leitura lenta e dá pulos de linhas ao ler um texto.

O que a dislexia pode causar nas crianças

As crianças disléxicas apresentam grafia ruim, erros ortográficos ao escrever, omissão de letras e pode demorar até dois anos ou mais para poder aprender a ler e escrever. Isto gera alguns impactos psicológicos como:

  • Sentimentos de insegurança e baixa autoestima.
  • Inferioridade diante dos colegas.
  • Rejeição à escola/professores e tarefas escolares.
  • Apatia e desinteresse, podendo evoluir para casos de depressão e ansiedade.

É aqui que a intervenção do psicólogo e pedagogo mostra resultados significativos. O psicólogo educacional busca não só compreender o porquê de você não aprender algumas coisas, mas também qual o melhor método para que você aprenda com eficácia

O que fazer se o seu filho tem dislexia

Infelizmente não existe cura para dislexia, porém, há tratamentos que permitem que pessoas aprendam estratégias para ler e entender. Os tratamentos enfatizam:

  • assimilação de fonemas.
  • desenvolvimento do vocabulário.
  • melhora da compreensão e na leitura.
  • ajudam a reconhecer sons, sílabas, palavras e por fim frases.

Quando tratado não implica em falta de sucesso no futuro, diferentemente de outras pessoas que não sofrem de dislexia. Atores como Whoopi Goldberg ou Steven Spielberg são disléxicos.

Os disléxicos processam informações em uma área diferente do cérebro. A dislexia resulta de falhas nas conexões cerebrais e os tratamentos buscam estimular a capacidade do cérebro de relacionar letras aos sons que as representam. Posteriormente, ligar ao significado das palavras que elas formam.

Quanto mais cedo for tratada a dislexia, maior a chance de estimular as falhas nas conexões cerebrais da criança. Porém não há um só tratamento que seja adequado a todas as pessoas.

Como posso auxiliar meu filho nas tarefas escolares?

Algumas estratégias podem auxiliar no processo de aprendizagem, como solicitar que a criança leia em voz alta com o auxílio de um adulto para que possa corrigi-la. É importante saber que ajudar os disléxicos a melhorar a leitura é muito trabalhoso e exige muita atenção, dedicação e repetição. Mas um bom tratamento certamente rende bons resultados.

Desta forma, acredita-se que quando os filhos são estimulados por sua família, escola e especialistas, suas dificuldades são amenizadas. Veja o que você pode fazer para ajudar seu filho:

  • Valorize sempre os conteúdos realizados pela criança, os disléxicos necessitam de estimulação continua.
  • Seja claro nas orientações, dê exemplos. Tenha paciência para repetir as orientações referente à tarefa.
  • Esteja sempre em contato com o professor e profissionais que acompanham o aluno, sabendo quais as letras já foram trabalhadas para que possa ser exigido o acerto.
  • Questione o entendimento da criança referente às atividades.
  • Trabalhe o erro como forma de aprendizado e nunca de punição.

Se tiver com dúvidas e quiser um aconselhamento especializado, agende uma sessão de orientação comigo ou com outro dos nossos especialistas aqui. Um psicólogo com especialização em psico-pedagogia pode ajudar uma criança com disléxia. O Zenklub é a maior rede credenciada de psicólogos online, onde você tem acesso a mais de 100 especialistas por vídeo-consulta.