Psicologicamente, para a criança é importante dormir no seu próprio quarto mas muitas ainda pedem para dormir com os pais. Ao dormir no próprio quarto ela irá criar autonomia para crescer e se desenvolver emocionalmente. Por outro lado a criança que dorme com os pais pode se tornar mais dependente e insegura.

Cada família possui seus hábitos, rotina e formas distintas de educar. Porém, devemos destacar a importância da criança em ter seu próprio espaço, seu quarto e sua individualidade. De acordo com a Parenting Mom Connection, 45% das mães deixam seus filhos de oito a doze anos dormirem em suas camas frequentemente e 13% permitem que os filhos o façam todos os dias.

É importante citar também os fatores inconscientes que levam a permissividade de dormir com os pais. Por parte dos pais pode haver uma dificuldade de separação do filho e apego excessivo. Por sua vez os filhos se envolvem na situação, criando uma dependência na hora de dormir. Essa situação é delicada e muitas vezes é necessário a intervenção profissional de um psicólogo.

Como lidar com os pedidos para dormir com os pais?

Porém, muitas vezes quando a criança pede para dormir com os pais, pode se tratar de uma situação mais simples e passageira, o pedido deve ser avaliado, é preciso conversar com a criança para entender o que está acontecendo. Muitas vezes a criança está sentindo medo de algo, pode estar passando por algum momento difícil, de mudanças e adaptações. Esse pedido pode ser interpretado como uma necessidade de acolhimento, atenção e proteção. Leia o nosso artigo sobre a importância da comunicação com os filhos.

O ideal é escutar e propor que um dos pais, fique um tempo com a criança no quarto dela até ela pegar no sono. Ler um livro pode ser uma boa ideia, conversar sobre o que a aflige é essencial. Escute o que ela tem a dizer e explique a importância de respeitar espaços.

Uma dica é tornar o quarto um ambiente agradável para a criança, peça opiniões para ela do que pode mudar para agradá-la, pode ser algo simples como a troca do edredom ou a mudança da posição da cama, um objeto transicional como um ursinho, pode ajudar no processo.

Importância do psicólogo

Na dúvida sempre procure um profissional, ele irá avaliar a necessidade da terapia infantil ou dos próprios adultos (pais). Será mais saudável para toda a família, quando se trata de crianças tudo deve ser feito com muito amor, carinho, dedicação e paciência.