Com a proximidade do Dia das Mães, celebrado no próximo domingo (14), quem mora fora do Brasil pode vivenciar alguns momentos de melancolia, tristeza e se sentir muito solitário. É natural que em datas comemorativas quem mora fora do país se sinta um pouco deslocado, mas é possível amenizar esses sentimentos com algumas atitudes simples.

LEIA TAMBÉM
Terapia online ajuda brasileiros fora do país

Para a psicóloga especialista em terapia cognitivo-comportamental Fabiane Nicolau Bressan, que atende pelo Zenklub, é possível se preparar emocionalmente para essas datas. “Quando se está longe da família, é importante encontrar alternativas, possibilidades de comemoração onde a pessoa estiver, mas, caso isso não seja possível, tentar aceitar e sentir-se confortável mesmo assim”, recomenda.

video consultas com psicologos


“Pense com carinho e sentirá carinho e vice-versa. Caso você se veja pensando demasiadamente, com saudades, neste caso se torna importante fazer algo para entreter-se, como por exemplo, se reunir com amigas (os), assistir a um filme, fazer um esporte ou ler”, recomenda ela. Fabiane explica que a terapia cognitivo comportamental, área na qual atua, é uma linha da psicologia que acredita que as emoções são influenciadas pelos nossos pensamentos.

Obrigação não deve existir

Em datas comemorativas, é preciso considerar todas as possibilidades. No Dia das Mães, por exemplo, não existe uma obrigação de se estar perto. Caso essa não seja uma possibilidade, a psicóloga Fabiane Bressan recomenda que a energia seja canalizada de outra maneira. “Outro ponto também é pensar que, não necessariamente precisamos, por obrigação, fazermos algo porque estamos longe da família”, diz ela, que completa “A data existe para também para recordarmos com carinho dos momentos lindos e importantes já vivenciados juntos, quando estávamos próximos de nossa mãe e refletir quais foram os aprendizados que ficaram, as emoções positivas e tudo mais!”

Zenklub e a promoção da saúde mental

O Zenklub é uma plataforma online que disponibiliza psicólogos para atendimento online por vídeochamada. Mais do que a praticidade do apoio tecnológico, o Zenklub possibilita a escolha do psicólogo pela linha de atuação e pelas áreas nas quais ele tem mais experiência: mindfulness, depressão, pânico, estresse, ansiedade, fobias etc.

A empresa também desmistifica a ideia de que o psicólogo precisa ser uma pessoa que sabe tudo sobre nós, mas sobre quem não sabemos absolutamente nada e produz conteúdos sobre saúde mental no blog e redes sociais para levar informação a um número cada vez maior de pessoas.

Zenklub

Zenklub

Proporcionar um estilo de vida mais saudável e permitir que as pessoas se empoderem da sua saúde emocional e bem-estar é o objetivo do Zenklub. Para além das matérias no blog, no site você pode consultar um psicólogo por vídeo-chamada de onde estiver. São mais de 80 psicólogos a um clique de distância.
Zenklub