O excesso de horas de trabalho aliado à pressão de lidar com diagnósticos complexos faz da carreira médica e de enfermeira das mais estressantes a que um indivíduo possa se dedicar. Um levantamento do Conselho Federal de Medicina (CFM) realizado em 2014 com 7,7 mil médicos revelou que 44% deles sofriam de depressão ou ansiedade. Outros 57% apresentavam estafa e desânimo com o emprego.

Apesar do equilíbrio emocional – adquirido com os anos de experiência – para lidar com questões aflitivas da existência humana, como morte, dor e perda, profissionais de saúde estão entre os profissionais que mais sofrem de desequilíbrios relacionados a stress, ansiedade e depressão.

A prevalência de distúrbios psíquicos entre médicos se mostrou quase 11 pontos percentuais maior em relação à população geral.  Além disso, um em cada cinco especialistas sofre com doenças cardíacas, percentual idêntico ao de médicos com alterações no sistema circulatório e 21,8% apresentam mau funcionamento do aparelho digestivo.

A residência

Ainda durante a residência médica, jovens estudantes de medicina precisam aprender a lidar com uma série de mudanças na vida pessoal e profissional. Não raro deixam familiares, relacionamentos afetivos, cidades de origem, vidas sociais e partem para a conquista de um novo ambiente. Muitos precisam trabalhar muitas horas para custear as despesas durante a residência, incluindo plantões em serviços de urgência e emergência. Todos esses fatores, somados ao excesso de expectativas, tanto dos pacientes, como da sociedade em geral, atuam como um catalisador de doenças emocionais.

A rotina médica de longas jornadas de trabalho muitas vezes é um fator que limita o acesso desses profissionais a orientação psicológica. Outros fatores da vida cotidiana, como trânsito e distância, também podem dificultar o acesso ao psicólogo e a uma melhor saúde mental. É aí que o Zenklub entra.  

Criado por um médico, o Zenklub pode ajudar

Com mais de 100 psicólogos disponíveis, a empresa disponibiliza por meio de uma plataforma online consultas de psicologia por vídeo-consulta. A empresa foi criada pelo médico Rui Brandão que nos contou que “precisamos de facilitar a forma como as pessoas encontram o psicólogo certo e inserir as consultas na sua rotina semanal”. O tabu e preconceito em torno de problemas de saúde mental ainda existe, mas o Zenklub comprova como está a ajudar os mais resistentes a cuidarem da sua saúde com mais de 60% dos seus clientes que nunca tinham consultado um psicólogo, embora sentissem que precisavam.

“Ter a possibilidade de fazer vídeo-consultas é a tendência, porque ganhamos comodidade deixando de ter desculpas como falta de tempo ou o meu trabalho é longe, sem perder qualidade nas consultas. Uma prova disso é como o SUS de Inglaterra – o National Health Service – investiu esse ano mais de R$ 200 milhões na digitalização de serviços de terapia, para reduzir ansiedade e depressão na população Inglesa. Só prova como esta modalidade de atendimento é clinicamente eficaz.”, conta Brandão

Com o objetivo de tornar as pessoas mais conscientes das suas emoções para que possam tomar melhores decisões no dia a dia e viverem mais felizes, o Zenklub pode ajudar você a se desenvolver emocionalmente ou prevenir problemas emocionais como depressão ou crises de ansiedade. Afinal de contas não basta cuidar dos outros, é preciso cuidar de quem cuida.

O Zenklub tem o apoio do Conselho Federal de Psicologia (CFP), assim como dos Conselhos Regionais, que incentivam a atividade de orientação psicológica online conforme a Resolução CFP nº11/2012.