O que é  crise de ansiedade? ​A ansiedade é hoje um dos principais males de nosso século, uma das principais causas de afastamento do trabalho, e um dos principais medos, mas o problema não é a ansiedade, e sim a patológica. Ela é a resposta do inconsciente aos nossos conflitos internos e a situações comuns do nosso dia-a-dia e da nossa relação com o ambiente em que vivemos.

Sentir ansiedade é normal, corriqueiro e algo até mesmo prazeroso. Aquela ansiedade quando vamos conhecer uma paquera, quando vamos ganhar algo, a espera do nascimento de um filho, etc. São vários momentos em que sentimos ansiedade, mas ela passa a ser um mal, quando começa a atrapalhar a nossa vida.

Quando nos impede de fazer algo que precisamos, se nos impede de ir há algum lugar que precisamos ir. A crise de ansiedade que atrapalha nossa vida profissional e pessoal, é um transtorno mental sério que, se não tratado, pode desencadear graves crises de pânico.

Por isso vamos entender melhor o que é e quais são os sintomas da ansiedade e como você pode controlar esse quadro.

Mas o que é essa tal de crise de ansiedade?

Ela é um estado psíquico natural que tem o intuito de nos auxiliar na preparação para o enfrentamento de um perigo iminente. Porém, como a vida moderna está cada vez mais corrida, cada vez menos conseguimos tirar um tempo para relaxar nossa mente e aproveitar momentos de descanso e bem-estar. Isso acaba tumultuando nossa mente com pensamentos e preocupações, gerando quadros intensos de ansiedade.

Penso que nossa mente é como um riacho alimentado por uma fonte natural, e com uma barreira para controlar a entrada de água. Imagine que é preciso fazer manutenções nessa barreira para que ela não se danifique. O que acontece sem manutenção adequada? As condições dessa barreira ficam cada vez mais precárias e, certo dia, essa barreira arrebenta e o riacho recebe mais água do que suporta.

Nossa mente não é diferente, ela necessita de manutenção e precisa ser capaz de conter os pensamentos e preocupações para que os mesmos não acabem ultrapassando os limites. Pois, sem a manutenção adequada a mente não aguenta, e ela não consegue lidar com os pensamentos, preocupações e medos, que acabam tornando-se patológicos.

Manifestação da ansiedade patológica

Podemos entender que a manifestação da ansiedade patológica é uma resposta do nosso inconsciente à situações que consideramos de perigo ou traumáticas. Ela está relacionada a uma necessidade de resolver problemas, que nós nem mesmo conhecemos ou compreendemos.

Como se o inconsciente estivesse nos poupando e nos preparando para essas situações de risco. A grande maioria dos nossos traumas e conflitos internos reside no nosso inconsciente e somos incapazes de percebê-los sozinho.

O psicólogo ajudará o paciente na compreensão das manifestações de ansiedade, ajudando-o a analisar a razão de porque estar se manifestando de tal maneira. Vamos imaginar um colaborador de uma determinada empresa que tem uma reunião muito importante com os acionistas no dia seguinte, é claro que ele vai estar bastante ansioso com o encontro.

Exemplo no ambiente de trabalho

Mas vamos imaginar que esse colaborador já vem apresentando um histórico de ansiedade generalizada e que só de pensar na reunião no dia seguinte ele já começa a se sentir aflito e angustiado. Ao mesmo tempo em que sente um medo de que pode encontrar resistência por parte do seu público durante a reunião, o que é natural, ele passa também a pensar em quadros bastante negativos. Ele pode imaginar, por exemplo, que seria demitido no dia seguinte por algo que fez de errado, que sua família perderia tudo, que perderia a casa onde mora por causa das contas que ele não poderia mais pagar, etc.

Conforme vai construindo esses quadros mentais, ele sente o seu coração batendo de forma excessivamente acelerada, começa a suar frio e se sentir fraco, enquanto aumenta sua frequência respiratória. Sem conseguir respirar normalmente e relaxar, o colaborador pode estar no início de uma crise de ansiedade. A qual se não tratá-la, essa primeira crise pode se desenvolver em um preocupante transtorno de ansiedade, que pode chegar a gerar uma síndrome do pânico.

Se está sentindo ansiedade e está afetando o seu dia, agende uma sessão de orientação comigo ou com outro dos nossos especialistas aqui. O Zenklub é a maior rede vídeo-consultas com psicólogos, onde você tem acesso a mais de 100 especialistas a qualquer hora, de qualquer lugar.

Rodrigo Romao Antonio

Rodrigo Romao Antonio

Atuo como Psicólogo Clínico em abordagem Psicoterapia Breve, buscando promover saúde mental, equilíbrio emocional, qualidade de vida e desenvolvimento pessoal. Atendimento a crianças, adolescentes, adultos, idosos e casais. No tratamento de ansiedade, depressão, conflitos pessoais.
Rodrigo Romao Antonio