Cada vez mais tenho me deparado com pessoas que, em função da correria do dia-a-dia, dedicação extrema ao trabalho, a família, tarefas de casa, tem se esquecido totalmente de si mesmas.

Numa roda-viva de infinitos afazeres, procuram incansavelmente dar conta de tudo para todos, sobrando muito pouco tempo para se recarregar, relaxar um pouquinho, ter uma atividade física, um hobby, descobrir um prazer pessoal, cuidar-se…

Ah! Essas pessoas precisam aprender a ser mais generosas consigo mesmas. Parecem estar tão conectadas com as necessidades de todos ou excessivamente envolvidas com questões do trabalho, que deixam de cultivar a própria individualidade.

Que tal começar a transferir um pouco da sua energia para si mesma?

Faça uma atividade física

A atividade física regular é uma excelente opção devido aos benefícios físicos e psíquicos que trás para todos aqueles que a adotam como hábito de vida. Para Drauzio Varella, médico oncologista e também maratonista, “o corpo humano é uma máquina construída para o movimento, tendo um ou noventa anos de idade.”

Falarei mais especificamente sobre a corrida. Prática que tem crescido de forma contínua com o decorrer dos anos, encantando muitos corredores. Me incluo nesse grupo, adoro correr! E mais, vou mostrar para você como correr pode fazer de você alguém mais feliz.

Costumamos resistir à idéia de abandonar uma vida sedentária, mesmo reconhecendo que a atividade física é importante para a saúde. Justificativas criativas não nos faltam para adiar o início dos exercícios: muito trabalho, indisposição, insônia, resfriado, muito calor, muito frio, previsão de chuva, dificuldade para acordar, compromisso inadiável, etc.

Porém, quando rompemos essa barreira inicial e num ato de coragem vestimos a roupa de ginástica, calçamos o tênis e finalmente começamos a correr regularmente, a vida gradativamente fica muito melhor!

Correr aumenta o seu bem-estar

É comum os corredores relatarem, após os treinos, uma sensação de pleno bem-estar, maior disposição e vitalidade frente às atividades do dia a dia, controle da ansiedade, alívio do estresse, mais tranqüilidade na resolução de problemas, sono de qualidade, além de uma melhora significativa do condicionamento físico e prevenção de doenças.

Correr é um encontro consigo mesmo, uma higiene mental, uma experiência de liberdade após passar horas em lugares fechados, um momento que saímos da zona de conforto rumo a novos desafios (seja uma corrida no parque, provas curtas ou longas como a tão famosa maratona, por exemplo). Um exercício constante de esforço, determinação, disciplina e foco. Habilidades fundamentais, sem as quais, nada conquistamos vida.

Para Eliana Reinert, atleta de elite, maratonista, personal run e psicóloga, a corrida nos remete a desafios inimagináveis. “Você tem a sensação, a cada passada, respiração, que seu coração levita”, afirma. E reforça: “E se você superar 1 km a mais, encontrará seu horizonte, aquele que estava sem brilho. Correndo você se sente capaz e motivado a superar sempre as adversidades. Sua mente e coração farão o seu físico reagir proativamente. A sintonia é perfeita.”

E assim, prosseguimos correndo. O corpo suado, o rosto corado, as pernas cansadas, a força maravilhosa que cresce em nosso interior irradiando nossas vidas. Topa treinar?

Se quiser conversar comigo sobre corrida, esportes e saúde pode marcar uma vídeo-consulta comigo aqui no Zenklub.

Anna Frimm

Anna Frimm

Experiência em consultório há mais de 15 anos, buscando ajudar os pacientes a olharem para seu sofrimento frente a novos enfoques e perspectivas, ampliando assim sua visão de mundo. Apaixonada pelo atendimento clínica, tem como objetivo mostrar ao paciente a forma como ele se comporta na vida.
Anna Frimm