A chegada dos filhos é uma das grandes alegrias na vida de muitos casais, mas é algum tempo depois do nascimento que ouço “como é que recuperamos a intimidade após os filhos?”. No início o casal se apaixona pelos seus bebês e tudo parece ficar de lado. Não é à toa que o psicanalista Sigmund Freud já usava a expressão “sua majestade o bebê” para falar desse lugar sublime que os filhos ao nascerem ocupam na vida dos pais.

Mudanças no casal após os filhos

Mas a constituição de uma família traz também muitas mudanças e novos desafios para o casal. A vida parece virar de ponta cabeça e o casal precisará de tempo para se adaptar a essa nova realidade. O bebê, totalmente vulnerável e dependente, necessita integralmente de sua mãe para viver. Ele tem necessidades vitais como ser alimentado, lavado, agasalhado, ter um lugar tranqüilo para dormir. Além disso, também tem necessidades afetivas como ser amado, estimulado, acariciado, embalado, acalentado.

Assim, durante algum tempo, quando os filhos entram em cena, sobra menos tempo para o casal, menos contato, menos intimidade, menos privacidade, menos liberdade. A atividade sexual tende a diminuir, o sono sofre muitas interrupções e as mães mais freqüentemente sentem um cansaço físico bastante acentuado.

As pequenas coisas do dia a dia que antes eram resolvidas na hora, como fazer hora extra no trabalho, ir ao cinema, à casa de amigos, viajar aos finais de semana, entre outras coisas, agora precisam de um maior planejamento. Com o decorrer dos meses, conforme os casais vão ganhando experiência nos cuidados básicos dos quais a criança necessita, eles já conseguem um pouquinho mais de tempo para si. Se tudo correr bem, eles passam a dormir a noite inteira, recomeçam alguma atividade física, lêem o jornal inteiro (não só a manchetes), voltam a assistir a série preferida na TV, encontram amigos e até namoram um pouquinho.

Consequências de não encontrar o equilíbrio

Recuperar a proximidade entre o casal e a intimidade após os filhos é fundamental para um bom funcionamento e equilíbrio familiar. Porém, nem sempre isso acontece na vida de alguns casais. Tenho me deparado com mulheres que canalizam toda sua energia para o(s) filho(s). Dessa forma é natural que acabe sobrando muito pouca energia para si mesma e para a relação com o marido.

Muitos casais entram em conflito aberto e brigam de modo destrutivo, outros se recolhem e se afastam, empurrando muitas vezes os problemas para debaixo do tapete. Pouco a pouco, quando o problema persiste, o casal vai perdendo a conexão entre si. A relação esfria e alguns começam a viver vidas paralelas. Esses casais, em função da falta de intimidade entre eles, podem se voltar para o(s) filho (s) como forma de compensar o que lhes falta na relação marido/mulher. E aí mais problemas: filhos sobrecarregados e estressados.

Como recuperar a intimidade após os filhos?

Procuro alertar essas mulheres a serem mais generosas e flexíveis consigo mesmas. É possível transferindo um pouco de energia para si mesma e para a relação com o parceiro. Encontrar algum tempo, na agenda sempre lotada, para relaxar um pouquinho e se recarregar é fundamental. Seja como indivíduos ou seja como casal.

É sempre bom lembrar que uma vida mais equilibrada torna a relação com o parceiro mais leve e prazerosa. Conseqüentemente, torna a experiência da maternidade mais harmoniosa. Todos tendem a ganhar!

Você já passou por esta situação na sua vida? Como você e seu marido superaram estes atritos na intimidade após os filhos nascerem? Compartilhe conosco.

Se você está precisando de ajuda especializada para superar estes novos desafios na sua vida, eu posso ajudar você. Clique aqui no Zenklub e agende uma primeira sessão por vídeo-consulta comigo.