Namoro à distância – será que funciona?

Infelizmente a gente não escolhe quem amar. A vida seria mais fácil – e mais chata também – se a gente tivesse um chavinha do amor instantâneo. É só virar e pronto! Assim, o rapaz de Belo Horizonte se livraria das dores de saudade que vieram junto da paixão pela mocinha de Macapá e assim por diante. No entanto, este pode ser um ótimo exercício de desenvolvimento de confiança e de amadurecimento. Convidamos a psicóloga Adriana Buonfiglio – que também namora à distância – para contar um pouco sobre a dor e a delícia de se ter um mozão que vive longe e como manter um namoro à distância.

Zenklub – Qual é o maior inimigo do relacionamento à distância?
Adriana Buonfiglio – A distância física e a saudade. Dependendo do caso, a diferença no fuso horário pode ser também um grande empecilho para a comunicação.

ZK – Quais práticas são saudáveis e não deixam o namoro à distância esfriar?
AB – Compartilhar seu dia a dia, pedir e dar sugestões sobre coisas e acontecimentos tanto quanto possível, fazer planos conjuntos, manter uma comunicação com bastante afeto e conversar sobre pontos em comum diminui a sensação da distância física e aumenta a intimidade. A tecnologia pode ser a principal aliada para manter uma boa dose de romantismo na relação.

ZK – E como lidar com o ciúme?
AB – O ciúme em demasia pode minar qualquer relação!  Em relações à distância, a sensação de insegurança dos mais ciumentos, pode ficar mais acentuada, o que torna improvável que a relação se mantenha satisfatória por muito tempo. A clareza e a transparência na comunicação e a disponibilidade para o parceiro, por outro lado, podem ajudar a construir. De modo geral, o ciúme está muito ligado à confiança que a pessoa tem em si mesma. Como em relações à distância a falta física do parceiro se faz mais constante, o ciumento tem que exercitar a confiança no parceiro(a), no caso dessa ser uma relação fechada/monogâmica. É preciso lidar com as próprias inseguranças para poder aceitar as do parceiro. Para uma relação à distância funcionar é fundamental que os objetivos de ambos estejam alinhados e sejam semelhantes.

ZK – Quais as maiores vantagens de se ter um namoro à distância?
AB – Apesar de causar saudades, a distância pode ser boa na manutenção da individualidade das duas partes do casal. Mesmo sendo uma dupla, é esperado que cada qual, no dia a dia, faça suas escolhas, tome decisões e estabeleça metas de curto prazo sem necessidade da participação integral do outro. Só é preciso ter em vista que objetivos de médio e longo prazo devem ser planejados em conjunto. A saudade também pode funcionar como um mecanismo motivacional para estar com o outro e é um bom termômetro da paixão.

O mozão tá lonjão? Tá muito difícil segurar essa barra que é gostar de alguém que tem outro DDD? Zenklub pode ajudar!