Para a maioria dos pais a adolescência é uma fase difícil de lidar com os filhos, que os assusta e os deixa sem saber como devem agir. A adolescência, período cheio de mudanças e atribulações, se inicia entre os 10 anos e termina em torno dos 20 anos.

Esse período também é visto como difícil para os próprios adolescentes, já que há muita oscilação de sentimentos, segurança, autoestima e instabilidade de humor. É normal que os adolescentes oscilem entre comportamentos adultos e infantis, entre o momento de agir com responsabilidade e em outros de modo irresponsável. No entanto, a família deve aprender a se comunicar e a respeitar os outros. Leia nosso artigo sobre a importância da comunicação na relação pais e filhos.

13 dicas de como lidar com seu filho adolescente:

  1. Dê total atenção quando seu filho quiser conversar e reserve o momento para ele. Não leia, assista TV ou mexa no celular enquanto estiver conversando com ele.
  2. Ouça com calma e, mesmo que não concorde, não dê lição de moral.
  3. Fale com ele de modo educado, se você agir de modo agressivo com ele, seu filho achará normal ser assim com outras pessoas.
  4. Evite fazer julgamentos, você não precisa concordar com ele , mas tente entendê-lo.
  5. Abra espaço para que seu para que seu filho fale sobre suas ideias , trabalho, sexo, amor e baladas, assim você se saberá o momento de dar ou não credibilidade ao seu filho.
  6. Ajude-o a acreditar no seu próprio potencial, ressalte as características positivas o incentive ao esporte, artes, música, dança…
  7. Não insista em conversar na hora da raiva, deixe para conversar quando pais e filhos estiverem mais calmos , aproveite o período para pensar na atitude que irão tomar.
  8. Não meça forças, os pais devem ser firmes com seus filhos , mas cuidado para que não se perca o respeito.
  9. Dê bons exemplos, os adolescentes costumam se espelhar e reproduzir comportamentos.
  10. Seja claro. Adolescentes precisam saber exatamente o que se espera deles e que consequência terão se desobedecerem.
  11. Seja coerente; se você ignorar um erro de seu filho numa semana e castigá-lo na seguinte por um erro parecido, isso poderá confundi-lo.
  12. Seja razoável; mostre flexibilidade por conceder a seu filho mais liberdade, conforme ele merecer.
  13. Preocupe-se com o caráter de seu filho, seu objetivo não é apenas fazer seu filho lhe obedecer , mas ajudá-lo a desenvolver uma consciência saudável.

A comunicação verbal e não-verbal são fundamentais

Dê espaço para que seu filho aprenda por sua própria experiência , seus acertos e erros. À medida que os experimenta, aprenderá a assumir mais responsabilidades, intervindo em casos nos quais o adolescente se propõe a fazer algo perigoso ou ilegal. Descreva para ele as vantagens e desvantagens de seus atos e as consequências que poderão ser geradas .

Para finalizar, tente entendê-lo antes de criticá-lo, trate-o da forma como gostaria de ser tratado, procure conversar sempre que possível e aproveite os momentos de lazer para terem as conversas relaxadas. A amizade é a melhor base para o funcionamento da familiar.

Se tiver com dúvidas e quiser um aconselhamento especializado, agende uma sessão de orientação comigo ou com outro dos nossos especialistas aqui. O Zenklub é a maior rede credenciada de psicólogos online, onde você tem acesso a mais de 100 especialistas por vídeo-consulta.