Você é capaz de solucionar esse problema lógico? “Pai e filho sofrem um acidente terrível de carro. Alguém chama a ambulância, mas o pai não resiste e morre no local. O filho é socorrido e levado ao hospital às pressas. Ao chegar no hospital, a pessoa mais competente do centro cirúrgico vê o menino e diz: ‘Não posso operar esse menino! Ele é meu filho!’.”

A pessoa que operou o menino era a mãe dele. Essa brincadeira tem circulado no Facebook e foi A pessoa que operou o menino era a mãe dele. Essa brincadeira circulou no Facebook e foi publicada pela Harvard Business Review Brasil para chamar a atenção para o preconceito de gênero latente e arraigado em nossa sociedade – e os ambientes de trabalho não estão livres dele. Muitas pessoas nem sequer chegam a pensar que a pessoa mais competente do centro cirúrgico pode ser uma mulher.

Saiba como prevenir esse comportamento nas empresas e o que fazer caso relatos de assédio aconteçam na companhia onde você trabalha:

O que é assédio moral?

O conceito de assédio moral dentro das empresas abrange situações em que as relações entre funcionários, sejam chefes ou subordinados, ultrapassam os limites profissionais e isso acaba oprimindo e/ou intimidando uma das partes.

Os relatos de assédio podem ser identificados, em sua maioria, por superiores que abusam de cargos mais altos, que abusam do sistema hierárquico e diminuem ou fragilizam funcionários a partir disso.

Como identificar?

Geralmente, há alguns traços comportamentais a serem reparados em relatos de assédio moral no trabalho. Por exemplo, é comum que o agressor tente isolar a vítima de um determinado grupo no trabalho para evitar delações. É possível notar também, na maioria dos casos, a execução de tarefas que não condizem com o dia a dia da vítima, a realização de trabalhos que a afastem do próprio objetivo profissional dentro da empresa.

A ideia é estar sempre atento ao quão saudável são as relações entre os integrantes das equipes para que seja mais fácil identificar situações que fogem do normal.

Como proceder em casos de relatos de assédio moral?

Ouça sem julgar

É muito comum que a pessoa assediada seja questionada pelo seu comportamento. Nunca se esqueça quem foi a vítima antes de perguntar sobre as roupas que ela estava vestindo, por exemplo. Psicólogos são profissionais importantes para ajudar nesse tipo de abordagem. Ofereça acompanhamento aos profissionais da sua companhia.

Auxilie no processo de denúncia

O Assédio Moral hoje configura agressão ao patrimônio imaterial da vítima, portanto, o processo de denúncia para que os responsáveis sejam devidamente punidos é de suma importância. O problema é que em muitas empresas existe o descaso e/ou a descredibilização da vítima quando o caso é relatado.

Portanto, é de extrema importância que a empresa se coloque à disposição da vítima para auxiliar nesse processo burocrático que, por si só, já é desgastante psicologicamente para quem sofreu o abuso.

O que fazer para evitar casos de assédio na empresa?

Promova campanhas pela igualdade dos direitos na sua empresa

Promova periodicamente eventos que abordem a questão da igualdade de direitos para homens e mulheres no ambiente de trabalho. Conscientize os empregados homens sobre a importância do respeito às mulheres e deixe que as mulheres saibam que elas estão em um ambiente justo e seguro.

Promova debates sobre assédio no ambiente de trabalho

É extremamente importante que a empresa se preocupe em ensinar seus funcionários a identificar situações em que eles estejam sendo vítimas de algum tipo de assédio. Ao mesmo tempo, a promoção desse tipo de debate também tende a reprimir os assediadores, deixando claro para toda a instituição que a empresa se preocupa e está de olho no que acontece com seus funcionários.

Tenha meios claros e eficientes de denúncia dentro da empresa

Um dos principais métodos para evitar o assédio dentro do local de trabalho também consiste na segurança que a empresa passa para seus respectivos funcionários. Estabelecer um sistema de denúncia claro e eficaz pode fazer com que a vítima se sinta mais confortável em relatar o que vem sofrendo e, saber que pode contar com a instituição como aliada nesse processo é de grande ajuda.

Estimule um ambiente de trabalho com igualdade de gênero

Uma pesquisa feita pela Catho aponta que as mulheres ganham menos do que os homens em todos os cargos. A maior diferença foi observada no cargo de consultor, no qual os homens ganham 62,5% a mais do que as mulheres. Avalie se há desigualdade de salários para o mesmo cargo quando ocupado por homens e mulheres e faça uma revisão caso essa seja a realidade da sua empresa.

A saúde mental das suas colaboradoras também é um ponto de atenção. Muitas empresas já adotam benefícios corporativos que contribuem para a saúde física, como convênio saúde. Agora, está na hora de dar o próximo passo com Zenklub. Vem conhecer mais sobre o serviço, temos o plano certo para sua empresa.