Muitos pais chegam ao meu consultório com as mesmas demandas:

  • “a escola encaminhou meu filho por mau comportamento.”
  • “a minha filha foi encaminhada pela escola pois está tendo dificuldade para aprender, mas acho que a escola não está se empenhando em ensiná-la.”
  • “meu filho está acima do peso e não consegue emagrecer.”

Como entender o que seu filho quer dizer com suas atitudes?

Recebo constantemente crianças e adolescentes encaminhados pela escola. Muitos pais não estão de acordo com o que os educadores percebem dos alunos e relatam se tratar de falta de interesse da escola em ensinar os filhos. Outras vezes consideram os professores como não qualificados, porém o que normalmente acontece é que muitos pais acabam não percebendo a dificuldade enfrentada pela criança. Não notam o que o filho está mostrando nas brincadeiras, nos desenhos e até verbalizando. (Leia o nosso artigo sobre como brincar estimula o desenvolvimento do seu filho) Se há um encaminhamento da escola é porque algo está fora do curso. Por que não avaliar?

Pais, entendam: seus filhos estão tendo a vantagem de fazer terapia, terapia é para todos, a terapia só vai ajudar a criança a se estruturar emocionalmente e a se tornar um adulto mais centrado.

A relação de pais e filhos pode trazer algumas respostas

Certa vez, tive no consultório um paciente com 7 anos de idade que sofria bullying por estar acima do peso. Ele se sentia inferior aos colegas e nada o interessava na escola. Quando chamei os pais para uma conversa, para entender o que estava acontecendo, descobri o que estava acontecendo. A forma de estar junto com o filho era comendo pizza, vendo televisão, comprando sanduíches que vêm com um brinquedinho.

Percebi ali que esses pais precisavam de ajuda, alguém que os orientasse. Com o processo terapêutico consegui, em conjunto com os pais, mostrar a eles outras formas de estar com o filho. Formas mais saudáveis como caminhar no parque, brincar, correr ou nadar – uma nova rotina implementada aos poucos.

A dieta entrou para todos na casa, não como uma proibição, mas como uma escolha por comidas mais saudáveis. Orientei esses pais para que cozinhassem com o filho, como uma forma de inclui-lo nesse novo ambiente familiar. Logo a criança estava mais feliz, a autoestima fortalecida, emagrecendo e voltando a ter bons desempenhos escolares. (Aprenda mais sobre o papel de pais e professores na autoestima das crianças).

Escute o que seu filho está tentando lhe dizer

O que quero dizer com tudo isso é que muitas vezes os pais têm a ideia de que os filhos estão certos e o resto do mundo errado. Acho ótimo que defendam seus filhos, muitos podem até mesmo ter razão em determinado assunto, porém buscar uma orientação de um psicólogo pode ajudar a olhar para a dificuldade vivida de uma outra maneira, pode aproximar a relação. Escute o que seu filho está tentando lhe dizer.

Se tiver com dúvidas e quiser um aconselhamento especializado, agende uma sessão de orientação comigo ou com outro dos nossos especialistas. O Zenklub é a maior rede credenciada de psicólogos online, onde você tem acesso a mais de 100 especialistas por vídeo-consulta.