Dizem que ser mãe é padecer no paraíso, mas como controlar a ansiedade da maternidade? Acontece que para muitas mulheres, o sonho da maternidade é tão difícil, que o caminho se transforma em um verdadeiro inferno. Contar semanas de gravidez parece uma ambição impossível, que gera uma ansiedade generalizada e medo.

A internet uniu essas mulheres que, apesar da vontade imensa, têm dificuldades para engravidar. Elas se chamam de “tentantes” e trocam informações incessantemente em blogs e fóruns online.

Patrícia Amorim, 34, é uma das mães por trás do blog Trocando de Fraldas e em um de seus vídeos disse ter gasto uma pequena fortuna em testes de gravidez. Hoje mãe de três, ela salienta em suas publicações que paz de espírito e tranquilidade são chaves importantes para a fecundidade.

Pode parecer papo furado, mas a ansiedade eleva os níveis de cortisol, o hormônio do estresse, alterando o funcionamento do sistema reprodutor. Ioga e meditação podem ser bons aliados nesse sentido.

Ana Laura [nome fictício], 34, começou a bateria de tentativas  depois de três anos de casada. Após um ano sem engravidar, um exame médico revelou um problema da produção de óvulos. Nesse meio tempo, houve algumas mudanças. “Fui morar em São Paulo no início de 2013 e então procurei uma médica para me acompanhar e começar a realmente pensar em engravidar […] Fiz os exames necessários e descobri que estava com pedras na vesícula e que teria que operar antes de começar o tratamento. A essa altura eu já estava mais do ansiosa e mega estressada. Tudo que atrasasse, diferente de antes, agora me deixava arrasada.

Momentos como o acompanhamento do ciclo menstrual e os frequentes testes de gravidez podem trazer uma carga de ansiedade grande para a pretensa mamãe. Até o sexo muda de tom: “A expectativa em cima de uma transa é muito ruim. O bom é curtir e não acabar e colocar as pernas pro alto e ficar torcendo pelo ‘Gol'”, diz Ana Laura.

Muitas vezes, em casos mais extremos, as tentantes lidam com sucessivos abortos espontâneos.

Mas como tratar ansiedade nestes casos?

A psicologia feminina tem mecanismos para lidar com os momentos mais tensos dessa jornada. A Terapia Cognitiva Comportamental tem se mostrado eficaz no combate à ansiedade e promete trazer resultados em curto prazo

Por meio desse tipo de tratamento, o psicólogo trabalhará o paciente de acordo com sua percepção do mundo e seu relacionamento com ele. A Terapia Cognitiva procura modular o foco da atenção do cliente, voltando-o para o que realmente importa. O objetivo é a resolução dos problemas imediatos e a criação de um sistema de raciocínio por meio do qual o paciente passe a ver o mundo e suas questões com mais calma e clareza.

Maternidade sem sofrimento? Impossível. Mas a gente pode te ajudar. Marque sua consulta no Zenklub e descubra que a vida pode ser mais prazerosa.

Obs: Ana Laura conseguiu engravidar e hoje é mãe de um menino.

Saiba como estão os seus níveis de ansiedade

O reconhecimento e diagnóstico de ansiedade nem sempre são simples. Se você quer saber o seu nível de ansiedade, clique no link: questionário de ansiedade e faça um questionário de 7 perguntas (duração menos de 1 minuto). O teste é adaptado do teste científico Americano criado pelo Dr. Spitzer e Dr William (GAD – Generalized Anxiety Disorder 7).

Zenklub

Zenklub

Proporcionar um estilo de vida mais saudável e permitir que as pessoas se empoderem da sua saúde emocional e bem-estar é o objetivo do Zenklub. Para além das matérias no blog, no site você pode consultar um psicólogo por vídeo-chamada de onde estiver. São mais de 80 psicólogos a um clique de distância.
Zenklub