Fonte de muitos dos males emocionais, a falta de autoestima é, sem dúvida, uma dificuldade enfrentada por muitas pessoas. Esse sentimento de menos valia torna a relação que é estabelecida com o mundo mais difícil e pode causar, depressão, estresse e angústia. Uma das ferramentas que pode ser usada para ampliar a percepção que você tem de si é o coaching.

Seja de carreira ou vida, o coaching nada mais é que uma oportunidade para que o coachee revise a própria existência e busque, a partir das diversas vivências, a força para alcançar seus objetivos. Quando se passa por essa jornada, compreende-se que a autoestima é uma construção, que só começa a partir do momento se percebe que merece amor, respeito e reconhecimento.

Como o coaching pode te ajudar

1-Autoconhecimento como foco

O coaching é um processo de autoconhecimento a partir da descoberta das suas capacidades nas mais diversas áreas. Parte fundamental das sessões é a autoavaliação. Você precisa se perguntar: onde estou nesse momento da vida? como cheguei até aqui? quais são meus pontos fortes e fracos? O que desejo alcançar?

São perguntas simples, que fazem com que você mergulhe profundamente em si mesmo. A maioria de nós vive o cotidiano e nunca reflete sobre os acontecimentos. Compreender sua história e como chegou até o momento atual tem um força imensa. Ter dimensão de quem se é, fortalece o sentimento de autoapreciação.

2-Reconhecer as vitórias aumenta a autoestima

Parte essencial na jornada do coaching, o reconhecimento das suas qualidades, do pontos fortes, das habilidades, daquilo que te torna único, vai fazer com que você se ame mais. No ponto anterior falamos de conhecer-se de maneira integral, mas olhar para o lado bom que cada um carrega faz toda a diferença.

Por mais que pareça óbvio, não é uma tarefa simples. Você sabe dizer, rapidamente, suas sete maiores qualidades? A maioria das pessoas vai levar um certo tempo para identificar esses pontos, talvez não vá encontrá-los. O papel do profissional de coaching é fazer com esses tesouros sejam reconhecidos, pois isso alimentará sua autoconfiança.

3-Ter objetivos definidos

Independente do coaching escolhido por você, objetivos e metas estarão na sua lista,.

Todo aconselhamento dado pelo profissional visa, de maneira bem direta, alcançar metas que você irá definir. Nada melhor do que saber que se está caminhando para realizar um propósito. A perspectiva de um futuro promissor nos enche de ânimo e faz com que nossa mesmo funcione em um padrão mais positivo.

O coaching te ajuda a organizar melhor os seus desejos, assim a cada realização, sua autoestima recebe um novo impulso, pois você está cada mais próximo do seu objetivo maior. Quando você consegue internalizar que sua vida tem significado, sua autoconfiança cresce.

Você acredita que ferramentas como o coaching colaboram para o aumento da autoestima? Saiba mais sobre coaching e conheça alguns dos especialistas em coaching do Zenklub.

Zenklub

Zenklub

Proporcionar um estilo de vida mais saudável e permitir que as pessoas se empoderem da sua saúde emocional e bem-estar é o objetivo do Zenklub. Para além das matérias no blog, no site você pode consultar um psicólogo por vídeo-chamada de onde estiver. São mais de 80 psicólogos a um clique de distância.
Zenklub