Quando somos jovens acreditamos que a escolha de uma profissão é algo definitivo e que irá determinar boa parte da nossa vida. Porém, quando o tempo passa é possível perceber que existem diferentes fases da nossa vida como profissionais e é importante compreender e pensar de maneira estratégica sobre cada uma delas. É nesse momento que o coaching de carreira torna-se um grande auxiliar na nossa jornada.

O coaching de carreira é uma profissão que tem como objetivo principal ajudar aqueles que estão passando por processos de transição na vida profissional. Essa mudança não precisa ser necessariamente para outra área de atuação, mudar pode ser apenas uma realinhamento do seu trabalho com a vida pessoal. Uma das tarefas do coach, nome que se da ao profissional que faz o coaching, é auxiliar você a alinhar vida profissional e pessoal, de acordo com o que é mais importante naquele momento.

Diferente de um processo de terapia, o coaching não irá tratar de suas experiências passadas ou buscar a cura para traumas passados. O foco do processo de coaching de carreira é o seu trabalho e quais seus objetivos nessa área. O coach não tem como função trazer respostas às suas dúvidas, ele irá dar ferramentas para que você descubra seu próprio caminho, sendo assim um auxiliar nos seus processos de decisão e planejamento.

Para entender mais sobre em que momentos o coaching de carreira pode ser eficaz, listamos cinco situações em que esse trabalho se encaixa perfeitamente.

1- Quando você não sabe para onde ir o coaching de carreira pode ajudar

Você já acordou sem motivação para ir trabalhar de manhã, mas ao mesmo tempo não sabe o que fazer? Todos passamos por fases assim, porém quando isso se torna frequente talvez seja o momento de buscar um profissional que colabore para a reflexão desse momento que você está passando.

O processo de coaching focado no momento presente e nas necessidades do agora, vai aumentar sua compreensão de quais são as prioridades naquele momento. Essa atitude por si só pode tirar parte das incertezas e ajudá-lo a criar estratégias para aumentar o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal.

O coach irá utilizar ferramentas que vão fazer com que você conheça seus valores, crenças, habilidades e competências. Assim tomar a decisão de o que fazer e, em um passo seguinte, como realizar será mais simples.

2 – Você já se candidatou a diversas vagas sem sucesso

Muitas vezes passamos semanas, até meses enviando currículos diariamente sem qualquer resposta. Isso gera um sentimento de frustração e menos valia. Passar longos períodos em busca de uma colocação no mercado pode gerar uma crise de autoestima e até mesmo, em casos mais graves, depressão.

Porém, nem sempre a dificuldade está no mercado de trabalho ou mesmo nas qualificações que você tem. A dificuldade pode estar na maneira como você organizou as informações no seu currículo. Se você se candidata para mais de um tipo de atividade, por exemplo, não é recomendado utilizar o mesmo currículo. Cada área deve destacar as informações que vão favorecer aquele segmento no qual você deseja trabalhar.

Um coach pode te ajudar na compreensão das suas habilidades e avaliar o seu currículo e a maneira pela qual você vem se comunicando nos processos seletivos. Ele poderá orientar você na construção de um currículo que mostre suas habilidades de forma mais assertiva e adequadas ao tipo de carreira que você almeja.

3 – Quando você quer mudar de carreira

Nem sempre estar desmotivado é motivo para uma mudança de carreira, porém existem situações onde é necessário tomar a decisão de alterar totalmente a rota. Você já se sentiu assim? Nessas situações buscar por alguém que auxilie nesse período de transição é a melhor atitude.

No processo de coaching você irá fazer essa mudança de maneira planejada e disciplinada. O coach usará de ferramentas que farão você manter o foco e organizar de maneira mais objetiva sua transição. Muitas vezes esses processos podem causar ansiedade e estresse, mas com o apoio adequado as possibilidades de lidar com os novos desafios de maneira mais tranquila é maior.

4 – Você tem dificuldades com processo seletivos

Você é chamado constantemente para seleções de emprego, porém não consegue atravessar todas as etapas do processo seletivo. Caso isso seja uma constante, o coaching de carreira pode ajudar a encontrar suas principais dificuldades durante as entrevistas, buscar os motivos pelos quais você não consegue se sair bem em determinadas etapas.

O processo de coaching vai ajudar você a se tornar mais confiante e entender como se comunicar melhor nas diferentes situações apresentadas nas seleções de emprego. O autoconhecimento que irá adquirir também será fundamental para lidar com dinâmicas de grupo ou mesmo conversas individuais sem parecer artificial ou mesmo nervoso demais.

É importante alinhar com seu coach estratégias que favoreçam você em cada etapa. Ele analisará o seu relato em seleções de emprego anteriores e, a partir das suas experiências e perfil, orientar você a ressaltar suas qualidades e habilidades da maneira mais adequada.

5 – Quando você quer levar sua carreira para um próximo nível

Ao contrário daqueles que estão insatisfeitos, outros profissionais sentem que estão no caminho certo, mas querem levar sua carreira para um próximo nível e conquistar cargos maiores nas empresas onde atuam. O coaching pode auxiliar no planejamento e transformar ideias em objetivos mais concretos.

O profissional que deseja alavancar a carreira irá definir juntamente com o coach um objetivo final que terá metas e prazos, dando assim uma forma mais assertiva para os planos futuros. Assim, ele entenderá melhor como aplicar seus esforços e quais dificuldades poderá enfrentar.

E você? Em que etapa de carreira está? Já considerou procurar o auxílio de um coaching? Conte nos comentários que atitudes você tomou quando estava passando por desafios na sua carreira.

Zenklub

Zenklub

Proporcionar um estilo de vida mais saudável e permitir que as pessoas se empoderem da sua saúde emocional e bem-estar é o objetivo do Zenklub. Para além das matérias no blog, no site você pode consultar um psicólogo por vídeo-chamada de onde estiver. São mais de 80 psicólogos a um clique de distância.
Zenklub