Minha sobrinha diz que minha casa é cheia de pistas e parece uma “charada”. Ela tem 6 anos e acha muito engraçado e eu também achei engraçado quando ela falou isso, mas pensando bem, faz muito sentido! Porque as pistas indicam a possibilidade ou a existência de algo! Neste caso, o algo é a construção do meu eu ideal.

Tornei isso um hábito no ano passado, na verdade embora faça psicoterapia há um bom tempo já, foi em 2016 que algumas coisas começaram a fazer sentido. Uma delas foi ter decidido sobre a pessoa que quero ser, que comportamentos quero manter! Que comportamentos quero eliminar.

Quando conversei sobre isso com meu irmão ele disse:  nossa! Só agora! (tenho 34 anos). Se conhecer leva tempo, dá trabalho, dói algumas vezes, é um investimento a longo prazo! Então comecei a usar a agenda do google inicialmente, não deu muito certo, então pensei porque não post-its pela casa, por no mínimo 21 dias, tem um com as 05 regras que vi no livro “O Poder da ação” e  também o princípio da 90-10 de Stephen Covey. Não conhece, vou comentar alguns deles abaixo:

1 – Não criticar as pessoas   

Primeiro de tudo: essa atitude não ajuda. Segundo, a medida em que estou olhando mais para o outro, olho menos para mim. Rotular desqualifica a pessoa como um todo. E se eu mesma batalho para ser melhor e sou falha, porque os outros seriam tão diferentes assim?

2 – Não reclamar das circunstâncias

Tá… esta eu já melhorei bastante! Mas vale relembrar! Se você que está lendo este artigo e tem esse perfil, vamos trabalhar isso que está na hora! Afinal, se tá com energia para reclamar deve estar com energia pra trabalhar em favor de melhorias.

3 – Não buscar culpados

A vida não tá boa? Tá difícil? Parece que nada dá certo? Seu chefe é muito chato? Se você respondeu sim para todas estas perguntas, o caso é um pouco mais grave. Mas tem solução. Primeiro, novamente começando por você, sim, por você! Muda a estratégia, invente algo, troca de emprego, chama seu chefe para conversar. E lembre-se que você, somente você é responsável por sua vida. Tem traumas? Muitas pessoas têm! Então trate e mudar essa história!

Terapia é para quem quer se desenvolver

4 – Não se fazer de vítima

volta e meia eu me pego fazendo uns dramas, em meus próprios pensamentos. Alguém mais faz isso ou sou só eu? Aí eu lembro de uma amiga minha que diz “menos, bem menos”. Acabo rindo e seguindo em frente. Afinal exceto para quem é bebê, chorar não é uma estratégia que funcione! Tem um filme que eu amo chamado “Estrelas além do Tempo”. Se você fica o tempo todo achando que o mundo tá conspirando contra você, talvez esteja na hora de assistir esse filme. Muitas vezes uma ação, ajuda a mudar tudo! E sim, uma ação SUA!

5 – Não justificar seus erros

Ok! Justificar é diferente de se desculpar! Errou, pede desculpas, ok? Mas justificar é problemático em minha opinião, porque se você começa a se justificar é bem provável que em breve você estará usando o item 3 desta lista. E aí meu amigo… a culpa é minha eu coloco em quem eu quiser, não é mesmo? Li isso em uma camiseta há uns anos atrás, acho até engraçadinho, porém, é a velha história do macaco que senta em cima do rabo, não conhece, tem uma história bíblica que fala sobre isso também.

Vocês podem estar pensando, mas isso funciona? Você já chegou lá? Na verdade não, alguns post its ficam mais tempo do que outros no espelho do banheiro, no laptop, mas a cada dia estou mais perto com certeza. Mudar de comportamento exige comprometimento, foco, assim como ir para a academia.

Como faço isso? Tem muitas formas: fazer psicoterapia, ler livros, conversar com pessoas diferentes, pedir feedbacks sinceros das pessoas que convivem com você, e não se ressentir se elas forem sinceras! Agradeça anote vamos trabalhar em favor de ser o Eu ideal!