Você ama quem é? Muitos nós acordamos todos os dias insatisfeitos com quem somos porque o nosso peso pode não ser o considerado o ideal, porque nosso cabelo não parece com o das estrelas de cinema. O Body Positive é um movimento que surgiu nos Estados Unidos buscando expandir a nossa visão sobre o que é belo e aprender a celebrar quem somos de maneira completa.

O belo não é algo estático, a definição do que é considerado bonito foi mudando ao longo dos séculos a partir do desenvolvimento da sociedade. Porém hoje, século XXI, o padrão considerado esteticamente aceitável vem se tornando cada vez restrito, o que abre espaço para distorções de imagem corporal e distúrbios alimentares.

Body Positive é aberto a homens e mulheres, mas é importante destacar a importância desse espaço para as mulheres. Socialmente sabemos que os padrões estéticas atingem mais mulheres que homens. A intenção do movimento é que disseminar a ideia de que cada corpo é único e possui sua beleza particular. Quanto mais diversidade houver na mídia e no cotidiano da sociedade, melhor.

O Body Positive incentiva que as mulheres aprendem mais sobre seus corpos

Ter uma imagem mais positiva de si mesma permite que uma mulher se sinta mais dona do próprio corpo. Ao invés de vergonha, alguém que entende de si tem maior oportunidade tratar aquele corpo com amor e cuidado.

Muitas pessoas com problemas de distorção da imagem corporal não conseguem entrar em contato com quem são, desenhando assim uma imagem irreal sobre si. Amar o próprio corpo é vê-lo com as imperfeições e limitações que ele possui e ainda sim entendê-lo de maneira positiva.

Essa percepção mais empática e realista sobre si mesma provoca mudanças de comportamento. Muitas pessoas que antes odeiam o que viam no espelho, passam a cuidar do corpo que possuem sem expectativas de se transformar em alguém que não são.

Uma imagem positiva do próprio corpo expande a sua percepção das próprias capacidades

Alguém que não consegue amar o próprio corpo tem uma vida limitada. Os desconfortos com aquela cicatriz, com o peso, com uma mobilidade limitada podem fazer com que você sinta que não pode fazer atividades que pessoas consideradas no padrão fazem.

Talvez você queira apenas colocar um biquíni e ir a praia sem sentir receio de mostrar que possui uma cicatriz. Ou deseja fazer aulas de balé mesmo acima do peso. Ou ainda não precisar alisar o cabelo todos os dias porque se sente desconfortável por eles serem crespos. Trabalhar uma imagem positiva de si mesma libera você dessas amarras.

A representatividade importa

Uma das bandeira do movimento Body Positive é que exista diversidade em todos os lugares e isso inclui a mídia. Quantas vezes você viu uma revista, programa de TV e conseguiu se identificar com as pessoas que aparecem lá?

Ver pessoas de diferentes corpos nesses espaços permite que se crie uma nova maneira de olhar as pessoas ao nosso redor. Mais empatia, menos julgamento e mais diversidade.

E você? Tem dificuldades de amar o seu corpo? Talvez você queira conversar com um profissional a respeito no Zenklub.

Zenklub

Zenklub

Proporcionar um estilo de vida mais saudável e permitir que as pessoas se empoderem da sua saúde emocional e bem-estar é o objetivo do Zenklub. Para além das matérias no blog, no site você pode consultar um psicólogo por vídeo-chamada de onde estiver. São mais de 80 psicólogos a um clique de distância.
Zenklub