Ao longo da vida, nós experienciamos coisas boas e também coisas ruins. Nossas vivências são o que moldam nossa personalidade, características, gostos, entre outras coisas. Tudo isso são coisas naturais e fazem parte da vida. No entanto, quando esses sentimentos começam a pesar demais no nosso dia a dia, significa que estamos carregando uma bagagem emocional muito grande. 

Essa bagagem emocional em excesso geralmente é composta por aqueles sentimentos que são mais difíceis de lidar e de digerir, como por exemplo o luto, culpa, mágoa e ressentimento.

Esses são sentimentos comuns, mas quando eles estão muito presentes em nossa vida e não são de certa forma superados, podemos sentir dificuldade em nos relacionar, desenvolver novas emoções e lidar com os novos acontecimentos. 

Por isso, como forma de melhorar o dia a dia e relações, muitas vezes precisamos aliviar nossa bagagem emocional. Vamos entender melhor esse conceito, suas emoções e conhecer algumas dicas de como diminuir esse peso emocional.

Afinal, o que é bagagem emocional

A bagagem emocional pode ser definida como o conjunto de todas as emoções, experiências e vivências que acumulamos ao longo de nossa vida. Ou seja, começamos a acumular essa bagagem desde a nossa primeira infância e mantemos muitas dessas coisas conosco até o final das nossas vidas. 

Coisas boas e ruins acontecem ao longo desse tempo, cada uma com um ensinamento e uma carga emocional diferente. Essa bagagem ajuda a moldar nossa personalidade, percepções do mundo e orienta as escolhas que fazemos. 

Terapia é para quem quer se desenvolver

No entanto, muitas vezes nos apegamos e carregamos conosco as experiências ruins, como traumas, mágoas, medos e fobias. O momento que essa bagagem emocional começa a pesar demais é quando essas experiências atrapalham novos relacionamentos e fases. 

A partir do momento que a bagagem emocional interfere e atrapalha o dia a dia ou o bem-estar emocional, é quando devemos acender um alerta e buscar entender se esses sentimentos não devem ser trabalhados, entendidos e superados de alguma forma.

Esse é o caso de algumas emoções negativas que impactam pesando demais nossa bagagem e dificultando principalmente os relacionamentos interpessoais. Vamos entender um pouco mais sobre isso!

Tipos de emoções que aumentam nossa bagagem

Que a vida não é feita apenas de emoções boas todos já sabem, mas existem algumas emoções negativas que tendem a ter mais influência e, consequentemente, pesar mais em nossa bagagem emocional. 

Medo

O medo é uma emoção normal e também fundamental, pois é ele que evita que as pessoas se exponham a grandes riscos desnecessários. No entanto, quando em excesso, o medo pode te limitar e atrapalhar muito o dia a dia. 

Por isso, é muito importante que você seja capaz de processar o sentimento de medo e trazê-lo em sua bagagem emocional, mas não ao ponto de te impedir de fazer coisas novas ou de seguir um sonho, por exemplo.  

Frustrações

A frustração é um sentimento relacionado à quebra de expectativas e dificuldade de aceitar quando as coisas não saem como o esperado. 

Ao longo da vida, vamos experienciar diversos momentos onde as coisas simplesmente não dão certo. Quando isso acontece nós enfrentamos a situação e seguimos em frente, em busca de novos desafios. 

No entanto, quando carregamos uma frustração muito grande em nossa bagagem emocional, muitas vezes deixamos de tentar coisas novas ou de correr atrás de novos desafios baseados no sentimento de quebra de expectativa que sofremos no passado.

Dependência Emocional 

A dependência emocional é o sentimento de apego excessivo e necessidade de uma outra pessoa. Esse é um sentimento tóxico presente em algumas dinâmicas de relacionamento e em casos como esse são comuns o ciúmes excessivo, possessividade e outras características negativas. 

Levar a dependência emocional na bagagem pode ser nocivo para relacionamentos, sejam eles antigos ou novos.

Rejeição

Lidar com a rejeição não é algo simples ou prazeroso, mas com certeza faz parte da vida. Ser rejeitado pode causar feridas emocionais que, com o tempo, podem começar a pesar na bagagem emocional, afetando a nossa confiança em outras pessoas, em nós mesmos e em nossas capacidades.

Instabilidade emocional 

Mudanças de humor repentinas e a dificuldade de manter suas emoções sob controle são características da instabilidade emocional. Carregar isso em sua personalidade na bagagem emocional pode dificultar suas relações e também com o tempo pode se tornar cansativo.

O que fazer para diminuir sua bagagem emocional 

Carregar uma bagagem emocional muito grande tem um custo, pode atrapalhar seu dia a dia, sua carreira e até mesmo seus relacionamentos. Por isso, é muito importante aceitar e buscar compreender quais são as emoções que de fato são importantes de serem carregadas. 

Mas, afinal, como se desprender das emoções que te atrapalham e o que fazer para diminuir sua bagagem emocional? Aqui vão algumas dicas que podem te ajudar a aliviar o peso e levar uma vida mais leve.

Admita que ela existe e se perdoe

Como já dissemos, a bagagem emocional é a soma de tudo que já foi vivido. Para aprender a lidar com essas muitas emoções guardadas, o primeiro passo é admitir que elas existem e são parte da sua trajetória. 

Muitas vezes, somos levados a acreditar que devemos guardar as coisas boas e ignorar a existência de tudo que deu errado, ou de tudo que de certa forma nos machucou. Essa negação não é algo positivo para as feridas emocionais, já que elas continuam existindo e sendo sentidas. 

Por isso, aceite suas dores e busque entendê-las verdadeiramente. Depois disso, exercite a sua resiliência e procure se perdoar. Quando você deixa a culpa de lado, o peso da sua bagagem emocional diminui consideravelmente e fica mais fácil passar por uma fase difícil.

Converse com outras pessoas

Tenha em mente que todos nós carregamos sentimentos e bagagens emocionais diferentes ao longo da vida. Por isso, está tudo bem conversar com outras pessoas e compartilhar seus sentimentos e angústias. 

Muitas vezes, esse sentimento pode ser compartilhado, e o trabalho para superá-lo pode ser em conjunto. Com a ajuda de outra pessoa, esse desafio pode se tornar mais fácil e até mesmo mais tranquilo.

Terapia

Por mais que ainda hoje exista um tabu sobre a terapia, é muito importante que você lembre que não precisa enfrentar todos os desafios sozinhos. Procurar ajuda de um psicólogo ou outro profissional especializado pode te ajudar a chegar ao seu objetivo da melhor maneira possível.

Na terapia, você pode trabalhar as questões do seu passado, identificar como eles te afetam no presente e enxergar como as coisas podem ser diferentes no futuro. Trabalhar o autoconhecimento é uma ferramenta para lidar melhor com seus sentimentos e sua bagagem emocional.

Conclusão 

A bagagem emocional pode trazer à tona dificuldades e barreiras psicológicas que podem afetar gravemente o bem-estar e saúde emocional de quem sofre com ela e das pessoas ao redor. A psicoterapia pode ser uma ferramenta poderosa e te ajudar a superar esses sentimentos.

Buscar ajuda profissional é importante não apenas se você tem dificuldade de lidar com esses sentimentos, mas também se você precisa aprender a melhor forma de lidar com alguém do seu convívio e que passa por isso.

Investir em autoconhecimento e na sua saúde mental garante retorno em bem-estar, qualidade de vida e financeiro para todos. Ganhe em performance e impulsione os seus resultados investindo em saúde emocional com o Zenklub.

COMECE AGORA.

Referências

GAUY, V. F. Crianças e adolescentes com problemas emocionais e comportamentais têm

necessidade de políticas de inclusão escolar?. Educ. rev. n.59 Curitiba jan/mar. 2016.

VOLPI, José Henrique. Somatização: a memória emocional ancorada no corpo. Curitiba:

Centro Reichiano, 2004.