Autoestima é a imagem e a opinião que cada um tem de si mesmo. Ela é construída a partir das experiências pessoais, da autoimagem e da imagem que os outros têm sobre nós.

Além disso, a autoestima é definida a partir das experiências passadas, influencia os comportamentos atuais e determina como serão aqueles futuros. Uma pessoa com boa autoestima é capaz de se relacionar melhor, de se posicionar melhor diante dos outros e até de ter mais empatia.

Baixa autoestima

Ter baixa autoestima reflete em uma série de comportamentos que podem, a longo prazo, ser prejudiciais para o desenvolvimento pessoal. Uma pessoa com baixa autoestima pode, por exemplo, ter dificuldade em dizer não, desenvolver distúrbios alimentares e até mesmo se sentir inferiores e incapazes.

Importantes psicólogos sistêmicos, como Hilde Bruch, Selvini Palazzoli e Minuchin, através de seus estudos, correlacionaram alguns transtornos à falta de autoestima, sentimento de inadequação e de incompetência e perfeccionismo. Os estudos feitos sobre a anorexia, bulimia e obesidade apontaram questões referentes a autoestima como causa desses transtornos.”, diz a psicóloga Milena Lhano, que atende por vídeo-chamada no Zenklub, em artigo sobre transtornos alimentares.

Se você se identificar com uma ou mais afirmações abaixo, pode ser que a sua autoestima esteja baixa:

  • Não se acha capaz
  • Acredita que não é merecedor das suas conquistas
  • Se acha inferior
  • Tem dificuldades para dizer não

A psicoterapia pode ajudar a corrigir a autoimagem e, consequentemente, influenciar positivamente na sua autoestima. Conversar abertamente com um psicólogo é uma maneira de expressar sentimentos e trazer à tona padrões de comportamentos que indicam onde está a sua insegurança em relação a si mesmo. 

Quer conversar com um psicólogo online? Agenda uma consulta no Zenklub. É rápido, prático e seguro.

 

Zenklub

Zenklub

Proporcionar um estilo de vida mais saudável e permitir que as pessoas se empoderem da sua saúde emocional e bem-estar é o objetivo do Zenklub. Para além das matérias no blog, no site você pode consultar um psicólogo por vídeo-chamada de onde estiver. São mais de 80 psicólogos a um clique de distância.
Zenklub