Apreciar-se pelo que se é tem sido um dos grandes desafios do ser humano. As exigências internas e externas tornam essa tarefa ainda mais árdua. Mas o que fazer para aumentar a autoestima? Muitos são os caminhos que nos levam a uma relação saudável com quem somos. Pensam em te ajudar nessa jornada selecionamos algumas atitudes que vão colaborar com o seu desenvolvimento pessoal:

1 – Foque no autoconhecimento

Autoconhecimento é o item básico de qualquer jornada. Compreender quais são seus pontos fortes e os fracos, compreender as sua limitações e como eles surgiram é parte essencial do processo regenerativo do amor próprio. Porém o autoconhecimento não pode se transformar em ferramenta de tortura, é preciso compreender todos os aspectos que o fizeram ser quem é e procurar ser mais gentil com esse alguém.

2 – Seja mais realista em relação às suas expectativas

Nada pode ser mais frustrante do que definir expectativas irrealistas. Por exemplo, você quer fazer uma dieta e pretende perder 15 quilos em duas semanas. Provavelmente isso não irá acontecer e ainda fará com que você se sinta um fracassado por não ter atingido o objetivo.

Reflita se o que você espera que aconteça está de acordo com as suas possibilidades, pois ficar desapontado constantemente vai gerar uma autoestima negativa. Quando possuímos expectativas realistas em nossa vida, podemos parar de nos repreender e termos mais prazer em comemorar as pequenas vitórias.

3 – Não busque pela perfeição

A busca pela perfeição pode te paralisar. Por isso o perfeccionismo é um dos hábitos mais destrutivos que podemos cultivar. O receio de cometer erros nos transforma em pessoas mais infelizes e procrastinadoras e, consequentemente, a autoestima diminui. Esse processo se repete e torna-se um círculo vicioso.

Para quebrar esse hábito da busca pela perfeição, se dedique a fazer um bom trabalho sem esperar pela obra-prima. A vida apresenta sempre novos de desafios e se você está aguardando pelo momento perfeito, as condições exatas, nada acontecerá. Busque maior flexibilidade e lide com as imperfeições com bom-humor.

4 – Nunca comparar-se com outros

No mundo contemporâneo estamos com os olhos voltados constantemente para a vida alheia. As redes sociais tornaram o ditado “a grama do vizinho é sempre mais verde” ainda mais palpável. É difícil não se comparar com os outros enquanto olhamos as fotos maravilhosas das férias do colega de trabalho. Sua visão da vida dos outros afeta a maneira com que você olha para si mesmo.

Porém, essas comparações são injustas porque não é possível saber o que realmente acontece na vida de ninguém. Por isso, busque apreciar as suas próprias conquistas, comparando-se apenas consigo mesmo e não com os demais.

5 – Faça uma pausa diária para apreciar suas qualidades

Pode parecer impossível fazer uma pausa diária para admirar as qualidades que você possui, mas na verdade é muito simples. Use apenas 3 minutos do seu dia e respire fundo e busque dentro de você três coisas que são dignas da sua admiração. Você não conseguiu pensar em três? Pense em uma.

Não precisa pensar em algo complexo e grandioso. Comece com coisas pequenas e simples, mas que você considera algo importante. Pode ser saber cozinhar um prato especial para os amigos, ser bom ouvinte, cuidar de animais, etc. Pensar em algo positivo todos os dias será uma espécie de combustível diário, que vai levar você até o próximo dia.

6 – Se exercite pelo menos uma vez por semana

Já está comprovado que exercícios físicos, como correr, melhoram não apenas o corpo, mas também a mente. Estimulando a produção da serotonina e liberando o organismo de toxinas. Além disso, se exercitar tem relação direta com o autocuidado. Aprender a cuidar de si mesmo é a maior demonstração que temos autoestima.

Está pronto para aumentar a autoestima hoje? Comece por pequenos desafios diários, trazendo o ponto 2) coloque expectativas realistas e vai ver que vai começar a viver com mais autoestima. Se quiser saber mais sobre autoestima leia outros posts do nosso blog aqui.

Zenklub

Zenklub

Proporcionar um estilo de vida mais saudável e permitir que as pessoas se empoderem da sua saúde emocional e bem-estar é o objetivo do Zenklub. Para além das matérias no blog, no site você pode consultar um psicólogo por vídeo-chamada de onde estiver. São mais de 80 psicólogos a um clique de distância.
Zenklub