Crianças também sofrem de ansiedade, a chamada ansiedade infantil e merece a mesma atenção dada a qualquer pessoa que possa vir a ter a doença. A ansiedade é um dos principais transtornos de saúde mental no mundo. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, 23,9% dos brasileiros sofrem algum transtorno de ansiedade. O país tem a maior taxa de pessoas com ansiedade no mundo todo e é o quinto em casos de depressão.

psicólogos online

Nas crianças, a ansiedade pode aparecer a partir do convívio com a família, que tem grande importância no desenvolvimento infantil. Se ela presencia brigas ou preocupações excessivas com alguma questão, pode desenvolver ansiedade ou igual preocupação.

Observar o comportamento dos filhos ajuda a reconhecer os sintomas de ansiedade infantil

Os pais podem reconhecer sinais e sintomas de ansiedade observando seus filhos em diversas situações:

  • Assim como os adultos, crianças ansiosas costumam não se concentrar no tempo presente.
  • Crianças ansiosas têm dificuldades em processos inerentes a cada fase do desenvolvimento, como o desfralde ou mesmo largar a chupeta e a mamadeira, por exemplo.

Da mesma forma que acontece em pessoas adultas, a ansiedade pontual é natural. Se algo está para acontecer, como uma festa de aniversário ou o primeiro dia de escola, é comum que a criança anseie para que esses eventos aconteçam logo. Mas a ansiedade em excesso prejudica o desenvolvimento infantil e deve ser investigada.

Conversar com um psicólogo ajuda os pais a perceberem se a ansiedade vivenciada por seus filhos é natural ou excessiva. Somente um profissional especializado pode dar o diagnóstico correto e recomendar atividades e tratamentos adequados.

Se você acredita que o seu filho pode estar sofrendo de ansiedade procure um especialista que o oriente. Agende uma consulta online com um dos psicólogos Zenklub, o maior consultório de terapia online do Brasil.

Saiba como estão os seus níveis de ansiedade

O reconhecimento e diagnóstico de ansiedade nem sempre são simples. Se você quer saber o seu nível de ansiedade, clique no link: questionário de ansiedade e faça um questionário de 7 perguntas (duração menos de 1 minuto). O teste é adaptado do teste científico Americano criado pelo Dr. Spitzer e Dr William (GAD – Generalized Anxiety Disorder 7).

Zenklub

Zenklub

Proporcionar um estilo de vida mais saudável e permitir que as pessoas se empoderem da sua saúde emocional e bem-estar é o objetivo do Zenklub. Para além das matérias no blog, no site você pode consultar um psicólogo por vídeo-chamada de onde estiver. São mais de 80 psicólogos a um clique de distância.
Zenklub