Você já agradeceu ao que aconteceu em 2017? Passamos boa parte do nosso tempo envolvidos com as rotinas, tarefas, detalhes cotidianos que podem nos tornar um pouco amargos sobre a vida. Que tal nessa semana entre Natal e Ano Novo ser grato as coisas boas e, por que não, ruins que cruzaram seu caminho esse ano?

Pesquisadores na Universidade de Indiana, nos Estados Unidos, chegaram a conclusão que ser grato faz bem para o seu cérebro. Eles conduziram uma pesquisa com 43 voluntários que já faziam terapia tratando doenças como ansiedade e depressão. Vinte de dois deles escreveram cartas de gratidão na três primeiras sessões. Três meses depois dessa experiência os voluntários que haviam escrito as cartas ainda apresentavam atividade cerebral na região considerada relacionada a gratidão, o que ajuda combater a depressão.

Ser grato não significa apenas dizer obrigada ao que passou, mas isso já um começo. Gratidão é reconhecer o que acontece na sua vida como parte de uma experiência maior e realmente apreciar mais cada momento que acontece na sua vida. Esse tipo de atitude pode mudar a maneira que você vê o mundo e muitos outros benefícios.

Ser grato vai fazer de você alguém mais feliz

Agradecer traz uma sensação de contentamento, torna quem agradece mais completo. Um estudo apresentado na American Psychological Association mostrou que adolescentes gratos e com uma visão mais positiva da vida são mais felizes, tem um melhor comportamento na escola e tem mais esperança que aqueles que não são gratos.

Ser grato nos prepara também para momentos mais difíceis de perdas. Esse sentimento nos tira da posição de vítima e nos torna abertos ao que podemos fazer para melhorar o que já temos.

Vai fortalecer seu relacionamento

Conviver com alguém por um longo tempo pode ser um desafio. Até as pequenas atitudes, como deixar a luz ligada na sala vazia, podem causar irritação. Que tal mudar esse padrão? Ser grato pelo que o parceiro tem de melhor e pelas pequenas atitudes dele que tornam o seu relacionamento único e especial.

É uma mudança de padrão, de olhar para o outro. Se conseguirmos observar as coisas boas que os nossos relacionamentos, de maneira geral, nos trazem, vamos perceber os pontos positivos são maiores que os negativos.

Ser grato vai tornar o seu sistema imunológico mais forte

A gratidão está diretamente ligada ao otimismo e, consequentemente, ao nosso sistema imunológico. Portanto, agradecer mais pode nos tornar mais fortes e saudáveis.

Uma pesquisa realizada na Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, comprovou que pessoas mais gratas tem menos probabilidade de desenvolver insuficiência cardíaca. E um estudo conduzido em Recife, mostrou que pessoas gratas ficam menos tempo internadas nos hospitais.

Ao que você é grato em 2017? Nos conte nos comentários.

Zenklub

Zenklub

Proporcionar um estilo de vida mais saudável e permitir que as pessoas se empoderem da sua saúde emocional e bem-estar é o objetivo do Zenklub. Para além das matérias no blog, no site você pode consultar um psicólogo por vídeo-chamada de onde estiver. São mais de 80 psicólogos a um clique de distância.
Zenklub