Você já imaginou mudar completamente de estilo de vida? Como por exemplo, mudar para um novo país, trocar um hábito que está lhe fazendo se sentir incomodado. Nesse período onde um ciclo finda e um ano novo de inicia, é comum ter essa sensação.

Por isso, selecionamos 3 pessoas que mudaram de estilo de vida e mostram que é só ter coragem de dar o primeiro passo.

Um ano novo sem compras

Ficar um ano sem comprar nem roupas, nem sapatos ou qualquer item que componha o seu look. Você conseguiria fazer isso? A Joana Moura do blog Um ano sem Zara decidiu ficar 366 (era um ano bissexto) sem comprar uma fivela se quer e viver com o que tinha no ármario.

A principal motivação da Joana foi sair do vermelho. Isso porque, mesmo ficando sempre no negativo no banco tinha muita dificuldade de parar de consumir. O blog foi criado como um projeto paralelo seu trabalho de publicitária. A principal intenção dela era mostrar os diferentes looks que ela conseguia produzir com o que já tinha no armário.

Hoje, o blog cresceu e se tornou o trabalho principal da Joana. Nele ela escreve sobre moda e consumo consciente. Além disso, ela afirma que passar um ano sem consumir foi muito mais fácil do que imaginava, além de render uma nova maneira de ver o consumo e as suas finanças.

Sem lixo e mais leve

Um brasileiro produz em média cerca de um quilo de lixo por dia e atualmente somos cerca de 207 milhões. Mas, será que conseguimos ajustar o nosso estilo de vida para contribuir menos com a quantidade de poluição no planeta? A Cristal Werlang Muniz, que escreve no blog Um ano sem lixo, acredita que sim.

Terapia é para quem quer se desenvolver

Isso porque, em 2015 ela decidiu que iria parar de produzir lixo e contou toda a jornada em seu blog. Ela considera esse primeiro ano como uma transição e partir dele a Cristal conseguiu eliminar a maioria do seu consumo de lixo.

Hoje, ela compra em feiras e lojas que tem produtos a granel, tem uma composteira em casa, faz os próprios cosméticos e busca alternativas mais sustentáveis de vida. Ela contou sobre como foi fazer essa transição de vida em um TEDX.

Viajar pelo mundo e trabalhar

Largar tudo, colocar a mochila nas costas e viajar. É o sonho de muitos, não é? Mas aí você pensa melhor e tem o emprego, as contas a pagar… Mas, afinal, como lidar com tudo isso e ainda sim viajar? Parece que a Debbie e o Fernando, responsáveis pelo site Pequenos Monstros, descobriram um método.

Ambos vivam em São Paulo trabalhando no ramo da publicidade, mas decidiram largar tudo e começaram a atuar como freelancers. Depois de um tempo atuando como freelas, nome dado quem trabalha como autônomo, os dois decidiram fazer as malas e ir para Europa.

Lá já passaram por países como Itália, Hungria, Alemanha, Tailândia, Portugal. Tudo isso trabalhando remoto, principalmente na área de planejamento de campanhas publicitárias. E eles garante que não é só publicitários que podem viver assim. Por isso criaram um curso chamado Passaporte Freela, onde ensinam tudo sobre viajar e trabalhar ao mesmo tempo.

E você? Disposto a mudar o seu estilo de vida? Coragem! Esse novo ano vai ser transformador.