Devido ao isolamento social imposto pela pandemia da covid-19, se intensificaram novas formas de se conectar, interagir e, principalmente, flertar. De acordo com o Dating.co, houve um aumento global de 82% no download de aplicativos de relacionamentos em março de 2020.

Além disso, segundo o Instituto Kinsey, o interesse por sexo virtual aumentou na pandemia, devido a impossibilidade de ter relação sexual com a mesma frequência que antes.

Se este também é o seu caso, confira tudo o que você precisa saber sobre apps de paquera.

Quais são os melhores aplicativos de relacionamento?

Tinder

O Tinder é uma das plataformas mais conhecidas. Após baixar o app e criar o perfil com foto, o usuário pode iniciar a procura por pessoas localizadas até uma determinada distância.

s perfis que despertaram o interesse são deslizados para a direita enquanto os que não atraírem seguem para a esquerda. Para dar match, os internautas precisam gostar do perfil um do outro. Assim, a conversa já pode começar.

Happn

O Happn é um concorrente do Tinder, igualmente popular entre os usuários que procuram conhecer alguém online, através de um aplicativo de relacionamento grátis. Nele, a pessoa consegue encontrar o perfil de outros que estão fisicamente próximos.

Devido a pandemia, o aplicativo aumentou a distância permitida para buscar encontros de 250 metros para 90 quilômetros! Ainda assim, os contatos que estão em uma distância mais curta têm preferência.

Quando algum usuário estiver perto, uma mensagem de aviso aparece, mostrando o perfil da pessoa. O próximo passo é simples: chamar a pessoa para conversar.

Badoo

Este aplicativo disponibiliza perfis dos usuários, possibilidade de conversas privadas com quem mostrou interesse e filtros de busca. Esses filtros ajudam a especificar detalhes para facilitar a busca do perfil desejado.

Isso inclui fatores como idade, gênero, interesses, tipo físico, localização, objetivo, idiomas e status civil.

Bumble

O Bumble funciona para quem quer buscar amor e amizade. O aplicativo também permite fazer networking, procurando perfis profissionais semelhantes.

A opção romântica, o Bumble Date, é a mais popular. O app é considerado uma alternativa mais segura para as mulheres, pois elas fazem o primeiro contato. A pessoa contatada tem até 24 horas para responder. Caso contrário, a conexão desaparece.

Grindr

O Grindr é totalmente voltado para a comunidade LGBTQI+. Embora permita a inserção de características como etnia, tipo físico e saúde sexual, o aplicativo não proíbe criar nomes fictícios nem exige o uso de fotos.

Porém, as pessoas com fotos e nomes reais recebem mais destaque. Também não é necessário tornar a idade pública, logo o usuário apenas passa essa informação para quem desejar.

Os internautas podem favoritar ou bloquear os perfis, bem como escolher iniciar uma conversa com a pessoa escolhida. Uma função diferente é a possibilidade de deixar “biscoitos” no perfil. Essa opção faz alusão à gíria que surgiu na internet para se referir ao ato de deixar elogios e likes em fotos chamativas.

Her

O Her é uma opção de aplicativo de relacionamento gay para mulheres. Apesar de ser um app de namoro, também permite a formação de amizades. Basta a usuária sinalizar no perfil quem deseja encontrar.

A entrada de homens é proibida para que as mulheres tenham mais privacidade e segurança. Por conta disso, o aplicativo possui um sistema de verificação de identidade. Esse recurso também previne a criação de contas falsas.

5 dicas para se dar bem nos aplicativos de relacionamento

Tendo em vista as diversas opções de app e a multiplicidade de pessoas e relações que essa experiência pode proporcionar, é importante ter muito claro consigo mesmo o que você procura.

Além disso, apesar de gerar grandes oportunidades, não se pode ignorar o risco de se expor ou de encontrar um desconhecido. Por isso, é importante garantir a sua segurança também. Confira algumas dicas:

1. Descubra qual é o melhor app para você

Faça uma boa pesquisa, antes de criar o seu perfil. É importante ler opiniões e avaliações de quem já usou o serviço em questão, verifique a reputação de segurança do site.

Além disso, busque descobrir quais recursos são gratuitos e quais funções exigem pagamento de assinaturas, procure por recomendações de amigos, que já experimentaram aplicativos de encontro, e opte por aplicativos cujo perfil de usuário demonstre empatia com suas preferências.

2. Entenda o que você está querendo

É importante ter responsabilidade afetiva com as pessoas que você irá se envolver e ser honesto consigo mesmo, para evitar mágoas ou ilusões.

Por isso, se questione se você procura um relacionamento sério, um sexo casual, sexo sem compromisso, ou bater um papo com pessoas que notou, enquanto andava pela rua, por exemplo.

3. Controle suas expectativas

Tendo em vista a variedade de pessoas que utilizam o app para diversos objetivos, é importante ter paciência. Pode ser que, no início, alguns perfis não te agradem, mas, em relacionamentos, é importante saber ceder.

Ou seja, além de se manter atento aos seus requisitos e valores para conhecer alguém, saiba que nem todas as pessoas serão como você e é importante os dois lados terem muito claro se estão alinhados com o que esperam dessa interação.

4. Preserve sua autoestima

Na maioria das plataformas, as conversas acontecem depois dos usuários darem likes. Porém, essa relação se inicia somente baseada em imagens e fotos, já que você só terá a oportunidade de conhecer como a pessoa é “por dentro” depois que inicia a conversa.

Nesse cenário, sentimentos de comparação, inveja ou até sensações de que você está sendo rejeitado ou indesejado podem surgir. No entanto, é preciso estar conectado com a própria autoestima e saber o seu valor para que um app não prejudique a sua saúde mental.

5. Não minta

Quando for criar o seu perfil, é normal que você escolha as fotos que estão com os melhores ângulos ou que suas qualidades sejam mais enaltecidas na descrição do que defeitos ou dificuldades.

Porém, é importante que as informações descritas sejam compatíveis com o usuário, com fotos verdadeiras e uma descrição que faça jus à sua personalidade.

Cuidados em aplicativos de relacionamento

Para garantir sua segurança tanto em algum encontro quanto nas conversas onlines, confira algumas dicas:

  • Não informe seu endereço logo de cara
  • Se for sair com alguém que conheceu em aplicativo, opte por locais públicos
  • Se for sair, também opte por avisar amigos e familiares
  • Antes de agendar um contato direto, procure averiguar as informações que julgar relevantes, checando perfis em redes sociais
  • Não comprometa sua privacidade, ou seja, não compartilhe seus dados ou informações pessoais
  • Não chame a pessoa para sua casa, nem aceite a casa do desconhecido como opção
  • Se organize para ter como ir e voltar do encontro sozinho
  • Em conversas online, não compartilhe imagens ou vídeos privados se você não confia totalmente na pessoa
  • Esclareça dúvidas, perguntando novamente aquilo que lhe inquieta, para ver se as respostas batem. Esteja atento a possíveis contradições.

Para seguir as dicas e se dar bem em aplicativos de relacionamento, a ajuda de psicólogos pode ser bem-vinda. Isso porque, no processo de busca por um companheiro ou companheira, é necessário ter autoconhecimento e entender o que você procura.

Além disso, o trabalho de uma terapia pode te ajudar a entender dificuldades ou traumas de relações passadas que podem influenciar nos próximos envolvimentos. O Zenklub conta com mais de quatro mil especialistas em saúde mental para te ajudar.

Referência:

ACSELRAD, Marcio e ROCHA Rafaelly. O amor nos tempos do Tinder: Uma análise dos relacionamentos amorosos na contemporaneidade a partir da compreensão de adultos e jovens adultos. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-42812017000100010&lng=pt&nrm=iso