Muitos têm hoje uma rotina corrida, lidando e tentando balancear o trabalho, família, estudos, lazer e saúde ao mesmo tempo. Por isso, é comum que essa quantidade de demandas possa gerar ansiedades. Com isso, algumas pessoas utilizam mantras como o “entrego, confio, aceito e agradeço” para trazer reflexão para o dia a dia. 

A meditação e os mantras nos ajudam a refletir sobre os acontecimentos e dificuldades da vida, buscando encarar a vida de forma mais positiva e tranquila. Essa também pode ser uma ferramenta no caminho para o autoconhecimento e bem-estar.

Mas, afinal, o que é a filosofia do entrego, confio, aceito e agradeço e qual seu significado? Vamos entender melhor esses pontos e como utilizá-los na sua vida para alcançar seus objetivos e focar em sua saúde emocional. 

Onde surgiu esse mantra? 

Os mantras são sílabas ou poemas sonoros, normalmente escritos em sânscrito e são muito utilizados em meditações. Originalmente, esse mantras e meditações começaram a ser praticados pelos hinduístas, se tornando também comuns no budismo. 

Hoje, essas práticas se difundiram em diferentes culturas e não se limitam ao uso apenas na religião. 

A filosofia e mantra do entrego, confio, aceito e agradeço não é tão antiga quanto outros mantras tradicionais, mas com certeza é um dos mais famosos e populares. Foi criada por um dos grandes precursores da prática budista no Brasil, o professor Hermógenes. 

Terapia é para quem quer se desenvolver

José Hermógenes de Andrade Filho, mais conhecido como professor Hermógenes, foi escritor, professor e um grande nome que ajudou a trazer a cultura iogue ao Brasil. 

Segundo o professor Hermógenes, o mantra “entrego, confio, aceito e agradeço” o ajudou a superar momentos difíceis em sua vida, e surgiu de um acidente que o mesmo sofreu. Em entrevista à revista Bons Fluídos o professor relatou:

“Ao me banhar na beira do mar, fui puxado pela correnteza e quase me afoguei, não sabia nadar. De repente, vi um rapaz nadando em minha direção. Ele me disse: “Não tente me ajudar, nem me segurar. Simplesmente amoleça”. Eu obedeci. Naquele instante, aprendi a lição da entrega. Fui aprendendo a viver de forma suave e a aceitar de forma positiva as dificuldades que a vida me impõe para poder transformá-las em aprendizado. Diante de situações que me convencem de minha impotência, tenho aplicado, com vitória, uma estratégia que minha longa existência me fez aprender: entrego o problema à providência divina e me predisponho a aceitar o que vier como resposta. E, numa prova de amor e fé, agradeço a Deus, antecipadamente, pela resposta que Ele achar melhor, seja qual for. Meu mantra é: entrego, confio, aceito e agradeço!”

Qual significado de entrego, confio, aceito e agradeço? 

O significado da filosofia do entrego, confio, aceito e agradeço em teoria é simples. Se trata da maneira como enxergamos e escolhemos encarar as adversidades em nossa vida. É buscar calma para resolver problemas que, muitas vezes, parecem impossíveis. 

Para entender a totalidade do mantra vamos olhar mais de perto cada uma de suas partes:

Entrego

Significa entregar seus problemas, adversidades, dúvidas e medos para uma figura maior de sagrado, entendendo que você deu seu melhor e fez o que estava ao seu alcance. Acredite que daqui pra frente o universo ajudará também nesta resolução. 

Confio

Ao entregar essa situação, é preciso confiar que o seu melhor foi feito e que a solução virá da forma certa e no momento certo. A confiança na resposta ou solução também acalma a mente, nos fazendo enxergar novos horizontes e possibilidades. 

Aceito

A aceitação te ajuda a encarar a situação com mais serenidade, aceitando a ajuda, a felicidade e as respostas que a vida pode te trazer. 

Agradeço

Por fim, vem o agradecimento. Esse agradecer é não apenas pela solução quando ela chegar, mas também pela oportunidade de aprendizado que surgiu ao longo do processo. Agradece antes mesmo de receber, já confiando no resultado. 

Como identificar os problemas e tirar o melhor deles?

Todos nós enfrentamos problemas e adversidades ao longo de nossas vidas, muitas vezes esses momentos podem mexer com nossa saúde emocional e psicológica, afetando ao ponto onde o estresse, depressão e ansiedade se tornam grandes dificuldades. 

Mas, afinal, como identificar e achar a causa dos problemas para, dessa forma, trabalhar uma solução da melhor maneira possível? A resposta pode até parecer simples, mas é um dos maiores desafios para muitos: praticar o autoconhecimento. 

Ao praticar o autoconhecimento conseguimos perceber com mais facilidade o que nos incomoda, o que causa conflitos e quais são os traços de nossa personalidade que afetam em nossas decisões. 

Dessa forma, identificar os problemas e arranjar boas soluções se torna uma tarefa um pouco mais simples na medida do possível. Afinal, o importante é saber entender essas questões, sentimentos e pensamentos, e para isso o autoconhecimento é fundamental. 

Como a terapia pode ajudar a aceitar e agradecer? 

A terapia é uma ferramenta poderosa na hora de facilitar o seu entendimento e autoconhecimento. Também te ajuda a compreender, aceitar e agradecer pelas coisas à sua volta, por seus traços e jeitos. 

A psicoterapia contribui para que a pessoa olhe para si mesma e pense nas razões que levam a determinadas situações, conseguindo gerar uma maior reflexão.

Não podemos controlar tudo que acontece ao nosso redor, mas podemos sim buscar identificar os comportamentos ou eventos que levaram a isso. Nisso a terapia pode te ajudar, exercitando o autoconhecimento, a entrega, confiança, aceitação e agradecimento. 

Conclusão

Praticar meditação e utilizar mantras nos ajudam a refletir sobre os acontecimentos e dificuldades da vida. Por isso, entender mais sobre a filosofia do entrego, confio, aceito e agradeço é um caminho para aqueles que buscam encarar as adversidades com mais serenidade e positividade.

A meditação aliada de outras ferramentas como por exemplo a psicoterapia, podem gerar vários benefícios, exercitando o autoconhecimento, gerando a diminuição do estresse, ansiedade e até mesmo depressão.

Investir em autoconhecimento e na sua saúde mental garante retorno em bem-estar e qualidade de vida para todos. Ganhe mais tranquilidade, confiança e impulsione os seus resultados investindo em você e na sua saúde emocional com o Zenklub.

COMECE AGORA.