estabilidade em vários campos de nossas vida. Embora seja tentadora, nem sempre é a melhor alternativa ou a mais viável para se estar.

Dar um passo em busca de novos caminhos geram grandes expectativas e inseguranças, o que é normal para todos. Mas o problema é quando nos acomodamos e deixamos de buscar coisas novas, novas perspectivas e horizontes. 

No entanto, é preciso dizer que nem tudo que é confortável também é cômodo, e por esse motivo a zona de conforto acaba se tornando um problema. 

Para que possamos entender melhor o que é essa tal zona de conforto e como sair dela, abaixo separamos alguns tópicos que irão nos ajudar a dar o primeiro passo com 10 dicas práticas.

Afinal, o que é zona de conforto? 

A zona de conforto se trata de pensamentos e comportamentos que não provocam nenhum tipo de medo, ansiedade e, principalmente, risco para a vida da pessoa. Estar nessa situação é sim confortável para todos, porém, nem sempre é o ideal para quem busca avanço em alguma área de sua vida.

Isso acontece porque na zona de conforto a pessoa faz apenas aquilo que traz resultados positivos. Isso transmite uma falsa sensação de segurança e estabilidade, mas também impede que ela evolua.

Terapia é para quem quer se desenvolver

Acontece não apenas na vida pessoal, mas também na vida profissional. A pessoa acredita que se manter ali ocupando aquele mesmo cargo, ganhando aquele mesmo salário, é a alternativa mais “segura”.

Conforme o tempo vai passando, a pessoa já está tão acostumada e imersa nessa zona de conforto que para ela se torna algo “normal” e passa a não ter mais essa consciência de que algo está errado. Então, sair dali não é mais uma opção. 

É preciso buscar o equilíbrio emocional, onde nos mantemos engajados e motivados atrás de nossos principais objetivos.

Como perceber que a zona de conforto está sendo prejudicial? 

A zona de conforto pode ser sim algo ruim, já que limita nossa visão de mundo e, muitas vezes, nos impede de fazer coisas novas e desafiadoras. Mas, a questão é quando ela passa a ser prejudicial para a pessoa que se encontra nela. Por isso, é preciso ficar atento ao sinais como:

  • Falta de motivação;
  • Medo de novos desafios;
  • Desculpas frequentes;
  • Estresse,
  • Ansiedade;
  • Conformismo;
  • Vida profissional parada;

É importante que a pessoa faça uma autoanálise sobre sua vida, para então conseguir enxergar que algo não está legal. Além disso, se observar que os sinais que destacamos estão presentes, saiba que é possível sim buscar ajuda de um profissional da psicologia, praticar o autoconhecimento e buscar entender seus gostos e suas vontades. 

10 dicas para sair da zona de conforto 

Dar o primeiro passo e decidir sair da zona de conforto não é uma tarefa muito fácil, afinal, estar nela é muito mais cômodo. Mas, é preciso sacudir a poeira e dar a volta por cima, até porque, a vida não para.

O fato é que, precisamos encarar nossos medos, inseguranças e arriscar mais, deixando essa zona de conforto de lado. E para ajudar nessa tarefa, abaixo separamos algumas dicas.

Faça um check-list

Quando colocamos no papel aquilo que desejamos para nós, tudo parece se tornar mais real e alcançável. Além disso, é uma forma de facilitar para que possamos ver e entender por onde começar essa mudança.

No começo não é tão simples como parece, então comece com listas menores, atividades simples e do seu dia a dia. Dessa forma, ao alcançá-las, você pode sentir a satisfação de dar o primeiro passo saindo da zona de conforto. 

Uma meta de cada vez

É preciso ir com calma nesse momento para não meter os pés pelas mãos, se não as coisas podem começar a dar errado e te desmotivar do processo. Por isso, realizar uma meta por vez é muito importante. 

A sensação de concluir algo e alcançar um objetivo vai te dar mais motivação para continuar, mesmo quando as coisas parecerem mais difíceis. 

Siga da mais simples para as mais complexas

Começar pela meta mais simples, é a melhor alternativa na atual situação, afinal, você está saindo da zona de conforto agora e dar um passo maior que a perna não é a melhor escolha. Por isso, ir da mais simples para a mais complexa é uma boa saída.

Faça aquelas que você sabe que já tem mais facilidade, aumentando a dificuldade conforme sua confiança vai crescendo.

Seja honesto consigo ao perceber suas dificuldades

Todos nós temos dificuldades, e isso é independente de qualquer circunstância. Por isso, seja honesto consigo, aceite que você ainda não tem todas as habilidades necessárias, mas vá atrás de desenvolvê-las. 

É muito importante que você não se culpe por ter dificuldade em algo, é preciso praticar a autocompaixão principalmente ao enfrentar novos desafios fora de sua zona de conforto.

Assim você conseguirá buscar ajuda de outra pessoa, estudar, se desenvolver e atravessar o obstáculo que está te impedindo de seguir em frente.

Busque ajuda. “A união faz a força”

Pedir ajuda para outro não é feio, não é sinônimo de fraqueza e muito menos diz que você é incapaz. Por isso, peça ajuda se sentir necessidade, às vezes um empurrãozinho é só o que você precisa.

Mire no alvo mas mude a rota se julgar necessário

Nem sempre o caminho mais fácil é o melhor caminho a seguir, portanto, se julgar necessário mude de rota. Tenha em mente que independente disso, seu objetivo será alcançado, por mais que demore um pouco a mais ou não.

Ser adaptável é uma habilidade muito importante de se desenvolver, e também irá te ajudar nessa jornada de sair da zona de conforto.

Tente mais uma vez. Não desista

Não é porque na primeira tentativa não deu certo que você irá desistir assim tão fácil. Assim como já mencionamos, todos temos dificuldades e é preciso enfrentá-las para chegar onde queremos. Portanto, se você tiver que tentar dez vezes, embora seja desgastante, o importante é não desistir.

Foque no positivo e celebre cada desafio vencido

Sabemos que toda e qualquer situação possui os pontos negativos e os positivos, o importante é que você não deixe o negativo tomar conta e impedir que você continue. 

Portanto, mantenha o foco nos pontos positivos e a cada conquista e obstáculo vencido celebre, afinal, você superou e venceu mais um.

Estabeleça prazos

Estabelecer um prazo para atingir seu objetivo é muito importante, pois contribui para que você não perca seu foco e desvie sua atenção para outros assuntos que podem não ser sua prioridade no momento.

Saber trabalhar e lidar com prazos te ajuda a manter os pés no chão e o controle da situação, mesmo em um novo desafio fora da caixa.

Aproveite a jornada

É preciso ter em mente que a jornada não será tão fácil assim, por isso, aproveitar cada momento é importante, isso te proporcionará um grandes aprendizados e boas histórias para contar.

Quais são as vantagens de sair da zona de conforto? 

Sair da zona de conforto nem sempre é um processo agradável, mas com certeza traz muitas vantagens para quem é corajoso e dá o primeiro passo. 

Quando saímos de nossa zona de conforto passamos a enxergar a vida sob uma perspectiva diferente, experimentando coisas novas, desenvolvendo novas habilidades e socializando com pessoas diferentes.

Passamos a ficar preparados para lidar com situações diferentes, expandindo nossos limites e aprendendo novas habilidades, como por exemplo a criatividade, empatia e a resiliência.

Além de tudo isso, uma das maiores vantagens é justamente todas as novas experiências, vivências e pessoas que você encontra pelo caminho ao decidir sair da zona de conforto. 

Conclusão

A zona de conforto é estar em um lugar aparentemente confortável, mas distante de grandes desafios ou em busca de um crescimento pessoal ou profissional. Esse pode ser um lugar prejudicial, já que pode gerar falta de motivação e até mesmo perspectiva.

Entender o que é sua zona de conforto e dar o primeiro passo em busca de novos limites nem sempre é uma missão fácil, e muitas pessoas enfrentam dificuldades para buscar esse lugar fora da caixa que pode trazer novas habilidades e perspectivas. 

Nesses casos, buscar ajuda profissional pode facilitar o processo, causando efeitos positivos em seus relacionamentos, vida pessoal e na vida profissional. O autoconhecimento pode se tornar uma ferramenta poderosa e de qualidade de vida.

Investir em autoconhecimento e na sua saúde mental garante retorno em bem-estar, qualidade de vida e financeiro para todos. Ganhe em performance e impulsione os seus resultados investindo em saúde emocional com o Zenklub.

COMECE AGORA.

Referências

MACARENCO, Isabel; SGRINHELLI, Marcia. SAIR OU AMPLIAR A ZONA DE CONFORTO: UMA NOVA PERSPECTIVA À LUZ DA TRILOGIA ANALÍTICA. CARTA AO LEITOR, p. 34.